Uma denúncia de vazamento de dados de 530 milhões de usuários no Facebook; mudança no comando da Waymo, empresa de carros autônomos da Alphabet, e a aposta da General Motors em um ‘carro sem fio’ foram as notícias que movimentaram o último final de semana do feriado de Páscoa. Confira um compilado feito por Mobile Time.
GM
No Brasil, a GM apresentou o Chevrolet Tracker 2022. Esta nova versão da SUV recebe o MyLink, com projeção de apps sem fio via Apple Car ou Android Auto. O serviço pode ser operado por comando por voz. Além disso, o veículo conta com a opção de carregamento por indução de smartphone e tem conexão Wi-Fi nativa por meio do OnStar.
De acordo com a montadora, a linha 2022 do Tracker tem previsão de chegada às concessionárias Chevrolet ainda a partir da primeira quinzena de abril e com quatro opções de acabamento (MT/AT, LT, LTZ e Premier) e duas opções de motor flex (116cv ou 133cv).
In early 2020 a vulnerability that enabled seeing the phone number linked to every Facebook account was exploited, creating a database containing the information 533m users across all countries.
It was severely under-reported and today the database became much more worrisome 1/2 pic.twitter.com/ryQ5HuF1Cm
— Alon Gal (Under the Breach) (@UnderTheBreach) January 14, 2021
O cofundador e CTO da Hudson Rock, Alon Gal, revelou um vazamento de dados de 530 milhões de usuários do Facebook, sendo 8 milhões de brasileiros. São números telefônicos, identidade de acesso ao Facebook, nomes, localizações, datas de nascimento e em alguns casos e-mails.
Diferentemente do modo habitual de venda dos hackers, o criminoso estava oferecendo a base de dados por meio de um bot no Telegram.
Regarding the #FacebookLeak, of the 533M people in the leak – the irony is that Mark Zuckerberg is regrettably included in the leak as well.
If journalists are struggling to get a statement from @facebook, maybe just give him a call, from the tel in the leak? ??@GazTheJourno pic.twitter.com/lrqlwzFMjU
— Dave Walker (@Daviey) April 3, 2021
Na tarde desta segunda-feira, 5, outro especialista de segurança, Dave Walker, confirmou pelo Twitter que o próprio CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, foi uma das vítimas do vazamento.
Alphabet
O CEO da Waymo, John Krafcik, revelou que deixará a empresa de carros autônomos da Alphabet em busca de “novas aventuras”. Em publicação no blog da empresa, o executivo disse que segue como conselheiro na Waymo. Em seu lugar, Dmitri Dolgov e Tekedra Mawakana foram promovidos como co-CEOs. Antes Dolgov era COO e Tekedra, CTO da Waymo. Agora, os novos CEOs têm como missão manter a jornada traçada por Krafcik em expandir as corridas compartilhadas de carros autônomos com o Waymo One e acelerar a oferta de produtos autônomos para o mercado.