O Wi-Fi é o meio mais usado para se acessar a Internet no Brasil, tanto por usuários de serviços pré-pagos e pós-pagos, quanto por quem possui banda larga fixa. O dado foi extraído da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida de 2022, apresentada nesta quarta-feira, 5, por Cristiana Camarate, superintendente de relações com o consumidor da Anatel.
Ao responder a pergunta: Considerando os diversos usos que você faz da Internet no celular, o que você utiliza com mais frequência para realizar o acesso?, 64,3% dos usuários do pós-pagos responderam que usam o Wi-Fi, contra 33,34% que disseram que usavam o plano de dados. Os clientes pré-pagos também priorizam o acesso à Internet sem fio (72,18%), contra 25,84% via franquia de dados. E clientes de banda larga fixa também usam o Wi-Fi (82,85%) em detrimento do cabo (15,54%).
“É algo intuitivo para a telefonia celular. Seus usuários preferem usar o Wi-Fi para não consumir seus planos de dados. O surpreendente é a banda larga fixa. Neste caso, são conectados celulares, tablets e outros equipamentos”, diz a superintendente.
Uso da Internet
Outro ponto que surpreendeu a Anatel foi que dois em cada três usuários de telefonia celular fazem chamadas de vídeo.
Entre os padrões de uso da Internet, 50% dos clientes pré-pagos usam a web para acessar filmes e apps como YouTube e Netflix; 73%, para navegar na Internet; 80%, para acessar redes sociais; 77%, para enviar fotos e vídeos por meio de apps de mensagens ou redes sociais; 71%, para fazer chamadas de vídeo.
Já entre os consumidores de planos pós-pagos, 55% usam a Internet para acessar filmes e apps como YouTube e Netflix; 80%, para navegar na Internet; 84%, para acessar redes sociais; 82%, para enviar fotos e vídeos por meio de apps de mensagens ou redes sociais; 79%, para fazer chamadas de vídeo.
Outros pontos destacados pela Anatel foram que os clientes pré-pagos são os que melhor avaliam os serviços, ou seja, são os mais satisfeitos; e, entre os quesitos, a qualidade de atendimento telefônico é o pior índice avaliado pelos clientes.
O estudo
A Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida de 2022 foi realizada entre julho de 2022 e janeiro de 2023. Foram realizadas 16.114 entrevistas com clientes da telefonia celular pré-paga e 21.597 com usuários de planos pós-pagos. Ao todo, somados também usuários de banda larga fixa, telefonia fixa e TV por assinatura, foram ouvidas 88.276 pessoas. A empresa pesquisadora foi a Kantar TNS, o nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 5%.