A Volkswagen apresentou na noite desta terça-feira, 4, a sua primeira fintech voltada ao segmento B2B no Brasil. Batizada como Vou, a plataforma financeira foca na oferta de serviços para os associados da montadora, um ecossistema com 478 concessionárias e 2,2 mil fornecedores.
“O nosso modelo de negócios que antes era vender carros e peças, está entrando cada vez mais forte na área de serviços. Esse lançamento é um avanço importante do grupo VW nessa direção”, disse Ciro Possobom, CEO da fabricante no País (à esquerda na foto, junto com Rodrigo Capuruço, CEO da VWFS para Brasil e América do Sul). “Após sete décadas, nós lançamos carros, motor flex, ABS. Tudo espetacular. Por que não inovar lançando uma fintech?”, questionou o CEO, ao lembrar que a Volkswagen completa 70 anos de Brasil em 2023.
Possobom sintetiza a fintech com um hub de “soluções financeiras para os nossos parceiros de negócios”. O executivo afirmou ainda que o banco já está disponível para receber onboarding de clientes (apenas pessoas jurídicas) por meio de seu site.
Estrutura
A Vou nasce como um canal dentro da Volkswagen Financial Services (VWFS), o Banco Volkswagen. O principal atrativo para atingir esse público é a oferta de adiantamento de recebíveis que será financiada via VWFS, explicou Rodrigo Capuruço, CEO da VWFS no Brasil na América do Sul.
O executivo da financeira confirmou que os primeiros clientes da fintech são os dealers, ou seja, as concessionárias que utilizam operações de pós-venda, por exemplo.
BaaS
A fintech tem o banco Modal como parceiro de banking as a service (BaaS), que entra com toda estrutura e expertise de 26 anos no setor bancário, inclusive com as licenças junto ao Banco Central. Por sua vez, a Volkswagen é a “âncora”, pois entra com o funding do VWFS e a robustez de clientes em seu ecossistema de concessionárias e fornecedores.
André Lauzana, diretor executivo do Modal, explicou que a ideia da Vou é “estar onde o cliente está”, algo conhecido no mercado como “embedded finance”. Dito isso, o fornecedor de BaaS complementou e afirmou que a fintech da VW não buscará dar “crédito pelo crédito”, mas fortalecer o ecossistema da montadora.
Serviços e próximos passos
Além da antecipação de recebíveis, a Vou tem outros serviços B2B, como transferências tradicionais (DOC e TED), conta corrente, cobrança via QR Code, pagamentos via código de barras e Pix. Ainda existe a possibilidade de expandir para outras soluções financeiras posteriormente, como oferta de seguros e investimentos.
Inicialmente, a fintech da Volkswagen nasce apenas como site responsivo. Maurício Ribeiro, diretor executivo de tecnologia do banco Modal, revelou que o lançamento é mais focado no desktop pela característica do consumidor da Vou, que está mais em frente ao PC. Mas garantiu que haverá um lançamento de app em breve.
Em conversa com Mobile Time, Lauzana e Capuruço descartaram a possibilidade de lançar uma operação da Vou para o cliente final (B2C). Inclusive, o CEO da VWFS afirmou que, caso caminhem ao B2C, a estrutura de negócio pode ser B2B2C, com o ecossistema de parceiros na frente da operação.