Campanhas por CPA (custo por ação) fazem bastante sucesso no marketing móvel do mundo inteiro: o canal é remunerado quando a campanha gera uma ação do consumidor, como preencher um cadastro ou realizar uma primeira compra. Mas antes de rodar campanhas por CPA é fundamental realizar outras mais simples, de instalação (CPI), por exemplo, e estudar o comportamento do usuário. Isso faz com que a campanha de CPA seja mais assertiva e eficiente. É o chamado “full funnel marketing”, como explica a head de estratégia da Rocket Lab no Brasil, Fernanda Faria, em conversa com Mobile Time.

Fernanda Farias Head de Estrategia da Rocket Lab no Brasil

Fernanda Faria, head de estratégia da Rocket Lab

A executiva relata o caso de uma rede de supermercados que costumava fazer muitas campanhas por CPA pagando quando gerava compras. A Rocket Lab propôs dar um passo atrás e fazer primeiro campanhas de instalação, e analisando o comportamento subsequente do consumidor. “Qual o perfil do usuário que instalou o app? O que ele fez depois? Ele desinstalou? Usou ou não cupons de desconto? A partir desses dados, montamos uma estratégia mais adequada para CPA”, detalha.

Essa estratégia acaba afetando a definição dos criativos e também dos canais, destaca. Como resultado, conseguiram aumentar em quatro vezes a aquisição de novos usuários e em sete vezes o volume de compras. “A performance ficou muito melhor quando comparado com campanhas puramente de CPA”, afirma.

Segundo Faria, o investimento das marcas em mobile marketing no Brasil aumentou no primeiro trimestre deste ano. A Rocket Lab trabalha principalmente com clientes que são “app first”, ou seja, para os quais o app é o canal prioritário de contato com o consumidor final. Em fevereiro deste ano, a Rocket Lab rodou 20 campanhas no Brasil, com 14 clientes ativos, dentre os quais: iFood, Natura e Will Bank.

Ilustração no alto: Nik Neves

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!