O tempo de reclusão durante a pandemia atrasou o processo de aprendizado de muitos estudantes brasileiros. Foi dentro desse contexto que a Prouser decidiu criar um aplicativo de reforço escolar, o Reforça App (Android, iOS). Lançado em outubro de 2021, ele acumula 220 mil downloads e registra atualmente 90 mil usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês), dos quais 80 mil são assinantes das versões pagas. A meta para o fim deste ano é atingir 500 mil MAUs, revela o CEO e cofundador da Prouser, Rodrigo Murta, em conversa com Mobile Time.
O Reforça App traz conteúdo de todas as matérias do currículo obrigatório definido pelo MEC para alunos do Fundamental 2, Ensino Médio e Enem. O conteúdo é apresentado na forma de flashcards, combinando ilustrações, textos e áudios curtos. Está tudo organizado em capítulos. Ao fim de cada capítulo há um quiz. Um grupo de 35 professores e 8 designers é responsável pela elaboração dos flashcards.
Cada usuário ativo passa em média 31 minutos por mês no Reforça App. Aqueles que assinam a versão premium têm direito a tirar dúvidas com os professores através de um chat que fica disponível entre 8h e 20h.
Modelo de negócios
O Reforça App adota o modelo freemium. Quem quiser pode experimentar cinco capítulos do aplicativo de graça. Para acessar mais conteúdo, é preciso assinar o serviço. Há dois planos pagos. O plano padrão custa R$ 19,90/mês e dá acesso a todo o conteúdo, mas sem o chat para tirar dúvidas. O plano premium custa R$ 29,90/mês e inclui o chat com professores.
A empresa busca parcerias com operadoras móveis para adicionar o Reforça App a seus pacotes de telefonia móvel ou a seus marketplaces, com mensalidades mais baixas. Um primeiro acordo foi fechado com a TIM, que incluiu o aplicativo no bundle dos clientes Controle. Há outras negociações em curso.
Para o ano que vem, a Prouser planeja lançar uma solução para escolas com o objetivo de ajudá-las a conhecer melhor seus alunos e os professores a planejarem melhor as aulas antes das provas.