Em maio deste ano, a participação de dispositivos móveis (celulares, smartphones e tablets) no total de visualizações de páginas web alcançou a marca de 25%. Ou seja, quatro em cada dez páginas são abertas em navegadores instalados nesses dispositivos. Um ano atrás, a participação mobile era de 14%. Os dados fazem parte de uma apresentação da analista Mary Meeker, da KPCB, e citam como fonte a StatCounter.
O continente onde os celulares têm a maior participação sobre o total de páginas visualizadas é a África. Entre maio de 2013 e maio de 2014, esse percentual subiu de 18% para 38% no continente africano. Isso se deve à baixa penetração de desktops na região. Em oposição, na Europa, onde uma parcela maior da população possui PCs e laptops, a participação de dispositivos móveis no total de visualizações de páginas passou de 8% para 16% no mesmo intervalo de tempo. A Europa tem o menor percentual entre os seis continentes. Na América do Sul, a evolução foi de 6% para 17%; na América do Norte, de 11% para 19%; na Ásia, de 23% para 37%; e na Oceania, de 12% para 17%.
Celulares X smartphones X TVs
Com base em um levantamento da Morgan Stanley, a KPCB estima que, em dezembro de 2013, 30% dos assinantes móveis tinham smartphones ¬– em relatório divulgado nesta semana, a Ericsson informa que esse percentual já teria alcançado 35% em março. Com uma base de 1,6 bilhão de devices ao fim do ano passado, a penetração de smartphones sobre a população mundial era de 22%, diz a KPCB. Se considerados telefones celulares em geral, eram 5,2 bilhões de unidades, o que equivale a 73% da população do planeta à época. Entre eletroeletrônicos, os celulares perdem apenas para as TVs, que somavam 5,5 bilhões de unidades em dezembro passado, ou 78% da população. Cabe lembrar que a televisão é um aparelho de uso coletivo, ao contrário do telefone celular, que é individual. Os laptops eram 789 milhões; os desktops, 743 milhões; e os tablets, 439 milhões.