A Gemalto incorporou uma solução de autenticação e proteção multicamada para transações online – incluindo eBanking, eCommerce, serviços governamentais e ePayments – ao itsme, sistema nacional pioneiro de identidade móvel da Bélgica. Desenvolvido pela Belgian Mobile ID, consórcio com quatro bancos e três operadoras do país, o itsme foi reconhecido pelo governo belga para que os cidadãos possam acessar serviços públicos online como pensões, impostos e saúde. Ele também é usado em serviços bancários.
Coube à Gemalto habilitar o sistema belga de identidade móvel para o cadastro de 350 mil usuários e processar mais de 1 milhão de transações por mês para os serviços online de identidade, sejam públicos ou privados. Segundo a empresa de segurança digital, o itsme passa a oferecer a comerciantes, governos e instituições financeiras autenticação forte com multifator.
A solução conta com tecnologia biométrica combinada com identidade digital e, segundo a empresa, seus usuários estão no controle de seus dados, gerenciando sua privacidade num ambiente protegido contra fraudes e possíveis violações de segurança. Isso porque a tecnologia está alinhada ao novo Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia (GDPR), assim como o second Payment Services Directive (PSD2), regulamento do continente para pagamentos que entrou em vigor em janeiro de 2016.
Para o usuário acessar o itsme, ele precisa criar uma senha de cinco dígitos ou usar suas impressões digitais. A Gemalto implementou no app belga autenticação segura de quatro fatores (4FA, na sigla em inglês). A combinação da solução de autenticação da Gemalto, o cartão SIM do usuário, o telefone e o código secreto (ou a impressão digital) sustentam as transações realizadas no itsme.