A American Tower anunciou nesta quarta-feira, 5, o encerramento do projeto que expande seu backbone de fibra óptica para rede neutra em cinco estados do Brasil. São eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia e Distrito Federal.

O esboço começou no ano passado em colaboração com a empresa Infinera, fornecedora de soluções de transmissão óptica de longa distância, para realizar a implementação da solução DWDM (dense wavelength-division multiplexing) – tecnologia de fibra óptica usada para aumentar a largura de banda das redes de fibra.

Com a expansão do backbone da American Tower – que supera a marca de 30 mil quilômetros de rede óptica –, a infraestrutura central pode conectar e transmitir dados entre diferentes segmentos de uma rede, garantindo alta velocidade e capacidade.

Além disso, permite que operadoras, provedores de Internet e operadoras de data center possam aumentar a capacidade para atender às demandas do setor de telecomunicações, assim como os requisitos do 5G. Assim, a solução vai fornecer serviços com capacidade inicial de 800 GB.