A Livraria da Vila, em parceria com a agência JWT, lançou o aplicativo "Imaginaria", uma espécie de Foursquare literário, no qual o usuário realiza check-ins em lugares citados nos livros que está lendo, como o Lago de Hogwarts, de Harry Potter, ou o Castelo de Winterfell, em "A guerra dos tronos". Cada check-in gera pontos e há distribuição de distintitos, os famosos "badges", tal como no Foursquare. A pontuação é exibida como um ranking e indica o nível do leitor e de seus amigos dentro de Imaginaria. O usuário também pode criar lugares ainda não listados, mas sempre relacionando-os a algum livro.
O app conecta automaticamente os amigos do Facebook e Twitter que utilizam o aplicativo, possibilitando a troca de informações e experiências de leitura nas redes sociais. É possível acompanhar onde outros usuários "estiveram" e adicioná-los como amigos dentro do ambiente do Imaginaria.
Como não poderia deixar de ser, o app inclui um botão "onde comprar", que lista os endereços das lojas da rede Livraria da Vila.
O Imaginaria é compatível com a plataforma iOS e está disponível para download gratuito na App Store.
Análise
A iniciativa se soma a outros projetos recentes que conectam a indústria móvel ao mercado editorial, como a "Nuvem de Livros", da Vivo, e o "Claro Leitura", biblioteca virtual da Claro. O lançamento da Imaginaria acontece no mesmo dia em que foi aberta a décima edição da Flip (Feira Literária Internacional de Paraty).