O grupo espanhol Telefônica investirá alguns milhões de euros este ano na construção de uma área dedicada ao mercado de publicidade móvel dentro da Vivo, no Brasil. A iniciativa foi anunciada nesta quinta-feira, 5, durante uma coletiva de imprensa internacional do grupo sobre sua estratégia de monetização para "o futuro além da conectividade". Segundo a Telefônica, o mercado brasileiro de mobile advertising estaria crescendo mais rapidamente que em vários países da Europa Ocidental.

O projeto brasileiro terá como modelo a O2 Media, subsidiária inglesa da Telefônica, que envia mensagens publicitárias para uma base de assinantes da operadora levando em conta seus perfis de uso e sua localização. Trata-se de uma publicidade super segmentada, que consegue alcançar altas taxas de CTR (click through rate) e de conversão. A O2 Media também atua como uma produtora para campanhas de mobile adverising, desenvolvendo desde serviços via SMS até apps móveis. Entre seus clientes estão Nike, Guinness e ESPN.

Análise

A Vivo não está sozinha nessa aposta. Claro e TIM também já identificaram o potencial da publicidade móvel no Brasil. Ambas estão montando plataformas similares para a realização de campanhas, tal como antecipado por Mobile Time alguns meses atrás (veja matérias relacionadas abaixo). É preciso, contudo, tomar cuidado para não desrespeitar o consumidor: o opt-in é fundamental. Aliás, a própria Anatel está mais atenta para essa questão, como demonstrou seu recente ofício, exigindo que as teles consultem novamente seus assinantes sobre quem deseja mesmo receber propaganda.

 

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