O Itaú Unibanco (Android, iOS e Windows Phone) teve 707 milhões de transações realizadas por meio de aplicativos para dispositivos móveis no primeiro trimestre de 2016, passando pela primeira vez os negócios realizados por SMS bidirecionais, que somaram 639 milhões de mensagens enviadas no mesmo período. Em 2015, o banco teve 2,2 bilhões de transações no app e 2,3 bilhões de mensagens enviadas por SMS.
A utilização de SMS e apps por clientes da instituição financeira cresceu 30% no primeiro trimestre deste ano. 7,2 milhões de consumidores já utilizam o aplicativo e 1,6 milhão acessam o SMS. No trimestre anterior eram 5,6 milhões nos apps e 1,3 milhão no SMS.
Na operação como um todo, o mobile banking (SMS e acesso móvel) correspondeu a 20% das transações do Itaú Unibanco no 1º trimestre de 2016. Se somado ao internet banking, os acessos digitais contabilizaram 71% dos negócios do banco. No final de 2015, a soma de Internet e mobile era de 69%.
Por sua vez, os canais tradicionais (caixa eletrônico, terminal caixa e telefone) passaram a ser responsáveis por 29% das operações.