11 crescimento

[Atualizados às 12h47 do dia 07/07/2021 com o nome correto da divisão de servidores] A Positivo Tecnologia segue seu plano de expansão por meio das “avenidas de crescimento”, as categorias que a empresa começa a criar conhecimento e receita de relevância, como Internet das Coisas (IoT), meios de pagamentos, hardware as a service (HaaS) e servidores. De acordo com o resultado do primeiro trimestre de 2021, 16% da receita bruta de R$ 809 milhões vêm desses produtos e serviços. Isso equivale a R$ 100 milhões e crescimento de 63% ante o mesmo período em 2020.

“Nós temos um core business pujante. E temos as avenidas crescendo bem. Queremos a Positivo nesses segmentos, bem estruturada, mas relevante nos core business”, diz Norberto Maraschin, vice-presidente de negócios de consumo e mobilidade da companhia. “Conseguimos crescer, apesar da crise”, completa.

De acordo com o executivo, um dos avanços acontece com o segmento de maquininhas de pagamento. A vertical teve início com a Cielo como cliente, mas a Positivo passou a vender para outros adquirentes: “Contratamos um diretor e um time comercial. Temos um plano para os próximos cinco anos. Hoje estamos estruturados com líderes de negócios dentro da minha vice-presidência”, explica.

Casa Inteligente

A companhia ainda faz um esforço ao ampliar a presença de seus produtos em canais físicos e digitais. Em especial os produtos para casa inteligente. Atualmente, a companhia tem 98 cadeias de varejo e presença em mais de 1 mil comércios pelo País.

Ainda em casa inteligente, a empresa tem avanço em produtos mais fáceis de instalar e que surgem da demanda do consumidor. É o caso da lâmpada com configuração direta pela Alexa, que faz parte do “programa antifrustração” da Amazon em equipamentos conectados, o FFS. Mais recentemente, a empresa lançou dois roteadores Mesh.

Agora, a Positivo trabalha na melhoria do aplicativo Casa Inteligente (AndroidiOS): “Casa Inteligente é um produto para classe A e B. Estamos melhorando o nosso aplicativo próprio. Temos mais de 20 produtos. Entrou uma categoria nova, de conectividade, para melhorar conectividade na casa das pessoas. Hoje, temos conforto, automação, iluminação e segurança no nosso portfólio. São 300 mil casas no Brasil com o nosso dispositivo inteligente”, afirma.

HaaS e startups

Em Hardware as a Service, Maraschin disse que é uma “avenida gigante de crescimento”, mas a empresa tem limitado um pouco seu avanço para segurar capital de giro. Atualmente focado em B2B, a Positivo considera parcerias com varejistas para alcançar o público B2C.

Outra frente que tem recebido destaque dentro da Positivo é o investimento em startups. Neste caso, além de papel de investidor, Maraschin explica que quer acelerar e apoiar essas empresas, como fez no passado com a Quantum.

“Temos ‘intracompanhias’, aprendemos a delegar em nossa história. Mas tem coisas da startup que não preciso trazer para dentro. Hoje, nós temos sete projetos aqui dentro, o tempo dos diretores é escasso”, explicou o VP da companhia. “Nós buscamos empresas para fomentar, sejam canais ou negócios. É o caso da Accept, que virou a Positivo Servers & Solutions.  Nós criamos ‘empresas dentro da empresa’ e ajudamos a fomentar grandes ideias”, conclui.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!