A BIA, assistente virtual do Bradesco, em um futuro próximo começará a fazer recomendações financeiras aos clientes, especialmente nas áreas de investimento e crédito, a partir da análise de dados com inteligência artificial, informa o head de inovação do banco, Fernando Freitas, em conversa com Mobile Time.
Criada em 2016, a assistente virtual começou tendo um papel informacional, ou seja, tirando dúvidas dos clientes. A segunda fase, na qual se encontra atualmente, consiste em ser capaz de realizar transações a partir de comandos do correntista ao longo da conversa. As recomendações representarão uma terceira fase na história da BIA, que deve começar dentro de 12 meses.
“A BIA vai ajudar o cliente a investir, a tomar o melhor produto de crédito, a gerir suas finanças do dia a dia, a recuperar recursos, a cuidar da segurança etc”, explica Freitas.
E o banco já planeja uma quarta fase, em um horizonte de cinco anos, na qual a BIA terá autonomia para tomar certas decisões em favor do cliente, desde que seguindo certos parâmetros pré-definidos pelo correntista. Ou seja, a BIA poderá realizar algumas ações sem a necessidade de uma ordem do consumidor a cada vez.
“Vai ser um campo de disputa para tornar a vida do cliente mais fácil”, prevê o executivo.
IA generativa
O Bradesco vem fazendo uma série de testes internos com IA generativa. A tecnologia já está sendo aplicada, por exemplo, na produção de resumos para as equipes da ouvidoria, o que gerou uma redução em 1/3 do tempo de trabalho. Essa tecnologia também está sendo usada pela área de investimentos na análise das atas do Copom, na tentativa de prever com mais assertividade qualquer mudança na taxa básica de juros. “Estamos transformando todo mundo em biônico. A IA generativa vai fazer as pessoas serem biônicas e não roubar seu trabalho”, comenta.
Na BIA, ainda não há previsão de adição de IA generativa. Mas uma coisa é certa: o Bradesco pretende seguir trabalhando com o Watson, da IBM.
“Não vamos trocar de fornecedor. Entendemos que o Watson tem propriedades importantes na forma como trabalha. E vamos adicionar novas camadas de IA. Estamos testando vários motores, como OpenAI, Google e Meta, mas também estamos analisando outras tecnologias que passam por algumas questões importantes para a evolução da entidade BIA”, explica.
A BIA acumula mais de 2 bilhões de interações e 20 milhões de pessoas atendidas. Sua retenção está acima de 73%. Cerca de 60% das suas interações acontecem dentro do app do Bradesco. Em segundo lugar vem o WhatsApp, que concentra aproximadamente 20% do total.
Bradesco no Super Bots Experience
A head de pesquisa e desenvolvimento do Bradesco e especialista em IA, Maísa Duarte, vai participar de um painel sobre a evolução dos robôs de conversação, no Super Bots Experience. Ela terá a companhia de Auana Mattar, CIO da TIM, e Wanderley Baccalá, diretor do hub digital da Rede Globo. O Super Bots Experience é organizado por Mobile Time e acontecerá nos dias 1 e 2 de agosto, no WTC, em São Paulo. A agenda atualizada e mais informações estão disponíveis em www.botsexperience.com.br