A Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata) adotou uma plataforma para identificação e autenticação digitais via blockchain desenvolvida pela VS Datta Imagem, startup paraibana especializada nessa tecnologia.

A partir de agora, servidores do governo da Paraíba poderão se identificar digitalmente e assinar documentos também de forma digital, sem necessidade de autenticação em cartório. Entre os primeiros serviços a fazerem uso da plataforma estão a assinatura de férias e de empréstimos consignados.

“Todo o processo de autenticação, registro de documentos e lavratura de atas do governo paraibano será baseado em blockchain. Será usada uma identidade digital para trafegar arquivos de forma totalmente segura e para o acessar os sistemas do governo”, explica Valber Azevedo, sócio-fundador da VS Datta Imagem, em conversa com Mobile Time.

O sistema de assinatura digital da Codata fornecido pela VS Datta Imagem se chamará Codata Sign. O governo da Paraíba tem aproximadamente 60 mil servidores.

Ilustração Nik Neves