A Gera, companhia de soluções na nuvem para omni-channel e venda direta, contratou a Credit Suisse Hedging-Griffo para buscar até o final de 2016 um parceiro/investidor internacional que possa injetar capital na empresa e dar abertura fora do País. De acordo com o sócio da empresa, Alencar de Carvalho, a ideia é que a instituição suíça busque por fundos investidores na América Latina, Estados Unidos ou Ásia.
Com o investimento, a empresa pretende ampliar sua atuação para novos mercados, destinando 60% do aporte em esforço comercial, e os 40% restantes na melhora da tecnologia em suas plataformas de gestão comercial e omni-channel. Por meio do crescimento da área comercial, a companhia que vende seus serviços e aplicações como Software as Service (SaaS), espera alcançar pelo menos 30% dos revendedores no mercado brasileiro em 2020. A empresa brasileira, segundo dados internos, atualmente possui 12% do mercado de soluções de venda direta no Brasil e 3% na América Latina. Entre seus clientes de destaque estão Jequiti, Natura LATAM, Grupo Boticário e Belcorp. Contudo, o executivo ressalta que busca no parceiro não apenas dinheiro (que será trocado por equity), mas alguém que ajude a complementar uma abertura de conhecimento e mercado para a Gera.
Internacionalização
A companhia já começou seu processo de desenvolvimento internacional com negócios na Colômbia, Peru, México, Argentina e Bolívia. Carvalho frisa que sua companhia não tem enfrentado barreiras técnicas no processo de internacionalização: “Dentro do setor de venda direta, o Brasil é bem superior que o resto da América Latina”, explicou Alencar de Carvalho. “O desafio não é tecnológico, é puramente comercial. Por isso precisamos investir mais neste segmento”. Vale lembrar que, atualmente o Brasil possui 4,6 milhões de revendedores e 5% de participação no mercado mundial de vendas diretas, segundo a World Federation of Direct Selling Associations (WFSDA).
Omni-channel
Dentre as tecnologias de destaque da empresa estão a plataforma modular (web e mobile) Gera SGI, para o mercado de omni-channel e vendas direta; e o aplicativo SGI 2GO, para ser usado em dispositivos móveis com dados das equipes gerenciais, força de vendas, revendedores e consumidores.