O Instagram (Android, iOS) lançou oficialmente nesta quarta-feira, 5, a função Reels, que permite aos usuários criarem e editarem vídeos em formato curtos (até 15 segundos) na rede social. Inicialmente liberada para Alemanha, Brasil e França para testes a partir de novembro de 2019, a solução chega agora a outros 50 países.
No Reels, o usuário pode incluir trilha sonora, efeitos de realidade aumentada, acelerar ou reduzir a velocidade do vídeo, além de alinhar objetos do clipe antes da gravação e usar temporizador/contagem regressiva para fazer o vídeo com as mãos livres.
Os conteúdos criados podem ser visualizados na aba Explorar (área de pesquisa) da rede social de fotos e vídeos do Facebook.
Crítica
O uso do Reels no Instagram foi criticado recentemente pelo CEO do TikTok, Kevin Mayer. O executivo do app chinês acusou a companhia comandada por Mark Zuckerberg de copiar a função de sua plataforma: “Para aqueles que planejam lançar produtos competitivos, nós dizemos: ‘manda ver’. O Facebook está lançando outra cópia (do TikTok), o Reels, depois de falhar rapidamente com o Lasso“.
É importante dizer que o TikTok não foi a única concorrente que o Facebook teria copiado. Em 2016, o Snapchat teve a sua principal função reproduzida no Instagram, o serviço de mensagens instantâneas Stories. Na época, o então CEO e cofundador do Instagram, Kevin Systrom, disse ao TechCrunch que o Stories do Instagram foi inspirado no Snapchat e que o rival merecia o crédito.