A Incentive.me, startup que oferece uma plataforma para envio de campanhas de engajamento de vendedores, realizou um levantamento para comparar a eficácia dos diferentes canais digitais que utiliza. Com base em centenas de milhares de mensagens enviadas ao longo de vários anos de testes, ela chegou à conclusão que mensagens individuais no WhatsApp são o melhor canal, enquanto grupos no app de mensageria são o pior.
Na Incentive.me, mensagens individuais no WhatsApp apresentam 25% de eficácia nas primeiras 24 horas. Ou seja, um em cada quatro vendedores que recebem uma mensagem de engajamento enviada pela plataforma no WhatsApp realizam a ação solicitada dentro de 24 horas.
O segundo melhor canal, mas bem longe do app de mensageria da Meta, é o SMS, com 10% de eficácia, seguido pelo email, com 8%. Em quarto e último lugar estão os grupos de WhatsApp, com apenas 6%.
Grupos de WhatsApp: novo spam
Para Jansen Moreira, um dos sócio-fundadores da Incentive.me, os grupos de WhatsApp viraram a nova “caixa de spam”.
“Os grupos de WhatsApp geralmente funcionam como repositórios de mensagens variadas, o que muitas vezes resulta em uma sobrecarga de informações. Mensagens importantes podem se perder em meio a outras comunicações, diminuindo a eficácia dos nossos CTAs nesses grupos”, explica, em conversa com Mobile Time.
A liderança do WhatsApp, à frente de email e SMS, é explicada pelas regras impostas pelo app de mensageria para evitar mensagens indesejadas, cuidado que não houve no caso de email e SMS.
“Os resultados dessa pesquisa ajudam nossos clientes a calcular o retorno sobre investimento (ROI) de cada canal de comunicação. Embora o WhatsApp seja o canal mais caro, sua alta taxa de eficácia justifica o investimento, permitindo que nossos clientes tomem decisões informadas e otimizem seus gastos em marketing”, resume.