O envio global de tablets no segundo trimestre de 2024 cresceu 18% na comparação com o mesmo período do ano passado, um total de 35,9 milhões de unidades, informa Canalys.

A empresa de análise atribui o bom momento do mercado à combinação de lançamentos de novos produtos e aumento da demanda cíclica de renovação de aparelhos, além de novidades como o uso de funcionalidades baseadas em IA em dispositivos premium.

O mercado chinês demonstrou crescimento expressivo, de acordo com a Canalys, devido à estratégia agressiva de promoções, o que aumentou a penetração dos dispositivos no país. Há ainda aumento de embarques para Oriente Médio, Europa Central e Oriental, além da Índia, cujo governo impulsionou a demanda com licitações

Mercado de tablets por fabricante

A Apple é, disparada, a fabricante com maior remessa de tablets ao mercado global no período. De acordo com a Canalys, a norte-americana mandou 14 milhões de unidades, o que representa market share de 38,7% e um crescimento anual nos envios de 18,5%.

A Samsung está na segunda colocação, com 6,8 milhões de unidades enviadas ao mercado global. Seu market share ficou em 19% e o incremento nos envios foi de 13%.

A Huawei segue bem mais atrás, com 2,5 milhões de vendas, totalizando share de 7%. Porém, houve um crescimento expressivo nas vendas de 51%, principalmente impulsionada pela demanda na China e na EMEA.

A Lenovo ficou em quarto lugar, com 2,5 milhões de unidades enviadas e um crescimento anual de 16%, fortalecendo sua presença na maioria dos mercados globais. A Xiaomi completou os cinco primeiros lugares, ultrapassando a Amazon com um significativo crescimento de 106% ano a ano e 2,1 milhões de unidades enviadas.