
Rock in Rio. Foto: Sandra Guedes/divulgação
A TIM se surpreendeu com o volume de smartphones usando a rede 5G da operadora nos primeiros dias de Rock in Rio, entre a última sexta-feira, 2, e domingo, 4. A empresa esperava ter 10% do tráfego de dados na rede móvel de quinta geração. No entanto, foi registrado 25% de share no primeiro dia, 20% no segundo e culminou com 40% do tráfego de dados ocorrendo por 5G, um aumento quatro vezes maior do estimado originalmente.
A noite de Justin Bieber (domingo) registrou 25 terabytes com envio de fotos, vídeos e transmissões ao vivo, seja por rede 4G ou 5G, um aumento de conectividade de 92% em relação ao primeiro dia de shows. O volume é equivalente aos dados de mais de 11 mil episódios de séries em streaming, com alta definição de imagem. O ponto alto aconteceu entre 23h e meia-noite. Já no primeiro dia, a TIM registrou 13 terabytes de tráfego de dados. E, no segundo, 19 terabytes.
Primeiro dia
O maior uso da rede aconteceu entre 22h e 23h, no Palco Mundo, quando o público enviou fotos, vídeos e fez transmissões ao vivo do show do Iron Maiden. A apresentação do clássico Fear of the Dark foi o pico do volume de conexões da primeira noite.
Segundo dia
Já na segunda noite, o momento em que Alok, o DJ brasileiro que abriu a sessão, foi aquele que superou a conectividade do dia anterior em mais de 45%.