A Logica começou a apresentar sua plataforma de mobile banking para instituições financeiras brasileiras e espera realizar os primeiros testes-piloto ainda este ano. "Estamos em fase de pré-prova conceito", disse Luiz Furlan, gerente de portfólio da Logica. A solução da empresa, que já é utilizada por um banco em Moçambique, foi anunciada há poucas semanas no Brasil.
O principal diferencial da plataforma da Logica é ter sido desenvolvida como um aplicativo Java que envia os dados das transações financeiras através de SMS criptografados, o que confere segurança à comunicação. As respostas de confirmação enviadas pelo banco ao correntista também chegam via SMS codificado, mas não são armazenadas na caixa de entrada comum do celular, mas em outra à parte, dentro do aplicativo, acessível somente por senha. É possível realizar todas as transações financeiras disponíveis hoje em outras ferramentas de mobile banking, como consulta de saldo, extrato, transferências, investimentos etc.
Furlan considera que sua plataforma é superior ao mobile banking via SIMcard ou SMS simples porque possui uma interface gráfica, provida pelo app em Java. As ferramentas em WAP, por sua vez, são lentas, argumenta. E se comparado com aplicativos iOS ou Android, a vantagem de sua solução é a acessibilidade por feature phones e alguns aparelhos low end. Sobre o problema de atraso no envio de mensagens de texto nas redes das operadoras, o executivo argumenta que o banco pode negociar acordos de nível de serviço (SLAs) com as teles ou com seu broker de SMS para prevenir a demora na comunicação. O executivo lembra que a plataforma está preparada para usar também redes 3G ou mesmo comunicação via USSD, quando disponível.
A maior dificuldade, contudo, talvez seja a instalação do aplicativo nos celulares dos correntistas. O gerente da Logica propõe três alternativas: o envio de SMS com link para o download; a instalação na agência bancária, através de bluetooth; ou o download para um PC e posterior transferência para o celular.