O Spotify (Android, iOS) anunciou a compra da Kinzen nesta quarta-feira, 5. A companhia irlandesa era parceira do streaming sueco na análise de conteúdo danoso e discursos de ódio em podcasts desde 2020. A tecnologia da Kinzen mistura machine learning e análise humana (acadêmicos e jornalistas) para avaliar os conteúdos dos podcasts. As averiguações consideram diferentes idiomas, dialetos, gírias e jargões de múltiplos países.
Em nota, o Spotify acredita que a entrada da solução ajuda a entregar uma experiência mais segura e proveitosa aos usuários do serviço de áudio no mundo.
Entenda
Esse movimento do Spotify acontece após o podcaster Joe Rogan – artista exclusivo do streaming – espalhar desinformação sobre o combate contra o coronavírus no final de 2021. O fato de o Spotify não cancelar o contrato de Rogan fez com que o músico Neil Young tirasse suas músicas da plataforma. A cantora Joni Mitchell também tirou suas canções do streaming.
Coincidência ou não, duas das principais estrelas de podcast não renovaram o contrato com o Spotify e foram para a Amazon, o ex-presidente dos EUA Barack Obama e a ex primeira-dama Michelle Obama.
Em junho deste ano, o Spotify acirrou o combate ao discurso de ódio e desinformação com a criação do seu Conselho de Segurança.