A localização é estratégica: em pleno burburinho do Bom Retiro, região central de São Paulo, conhecida por ser um polo de moda atacadista do País, está a base do Houpa! (Android, iOS), plataforma cujo objetivo é unir varejistas e fornecedores do segmento. A solução nasceu oficialmente em agosto e, desde então, conta com 300 lojistas e 4,2 mil varejistas do Brasil.
A plataforma é gratuita e, pelo app, é possível se conectar a um atacadista, visualizar seus produtos por meio de um feed de notícias, navegar em sua loja virtual, consultar estoque, e conversar com os vendedores. O varejista também pode realizar pedidos para mais de um fornecedor.
“Chamamos o Houpa! de ‘social marketplace’. É um conceito que nem existe. Isso porque ele é uma espécie de Instagram com feed de noticias, além de ter um chat, como o WhatsApp e, junto com tudo isso, um e-commerce. Esses pilares são encontrados no Houpa! para promover a conexão entre compradores e vendedores, ou seja, as marcas encontram seus clientes-varejistas e seus clientes encontram as marcas”, resume seu cofundador e diretor de operações, Gabriel Sanabria.
Até o momento, muitos varejistas olham os produtos das marcas pelo Instagram e vão até o fornecedor para fechar o negócio. O Houpa! pretende que os compradores passem a encontrar novidades através da sua plataforma, para facilitar e agilizar a vida de todos da cadeia de moda. “Não queremos ter embate algum com o Insta, mas nossa ferramenta quer mudar isso. A ideia é que o varejista acesse o Houpa! para ver as novidades e fazer o pedido ali mesmo”, diz Sanabria.
Expectativas
Atualmente, seus 4,5 mil usuários são brasileiros de diferentes regiões do País. Porém, ainda em janeiro de 2019, os sócios devem iniciar a captação de novos varejistas e atacadistas nos Estados Unidos, mais precisamente no polo de moda de Los Angeles, para atingir o mercado externo. Mas também virá de lá novos recursos de inteligência artificial e inovações tecnológicas para a montagem, num terceiro momento, de uma loja-conceito, nos moldes da Amazon Go.
“Pensamos nos EUA porque lá a burocracia é muito menor do que aqui, mas também porque os norte-americanos já estão totalmente adaptados à tecnologia.”
Depois do mercado estadunidense, o Houpa! deverá entrar no Chile, na Argentina e na França.
Modelo de negócios e investimentos
A ideia é que o social marketplace do Houpa! seja uma plataforma gratuita e que viva de publicidade e de consultoria. Atualmente, os dois sócios, Gabriel e o CEO Mateo Kim, contam com uma equipe de 18 colaboradores e já investiram no projeto cerca de R$ 2 milhões. No entanto, Sanabria aposta numa rodada de negócios depois do Carnaval, ainda em 2019.