De acordo com a pesquisa How We Will Pay (Como Vamos Pagar, na tradução livre), realizada em colaboração entre PYMNTS e Visa nos Estados Unidos, 9,6% dos consumidores usaram alto-falantes inteligentes para fazer compras em 2019. Houve um aumento de quase dois pontos percentuais em comparação com os 7,7% de 2018.
Atualmente, quase um terço de todos os consumidores dos EUA possui um aparelho com ativação por meio de voz. Em 2017, eram 14%. Não apenas mais consumidores possuem esses dispositivos, como os usam com mais frequência para fazer compras. Isso depois de quatro anos que esses dispositivos chegaram ao mercado.
Como comparação, o app de pagamentos móveis do Starbucks, o mais popular e usado nos EUA, levou seis anos para atingir o mesmo nível de uso.
“Os dispositivos conectados dão aos consumidores a liberdade de comprar a qualquer hora, em qualquer lugar – e agora enquanto fazem qualquer coisa. A conveniência e a economia de tempo conduzem esses comportamentos, dando aos consumidores a oportunidade de ‘comércio multitarefa’ como parte de sua vida cotidiana”, escreveram no relatório os realizadores da pesquisa.
Os entrevistados relataram realizar cerca de 12,3 atividades, em média, durante o dia – desde tomar café da manhã até ir ao trabalho, exercitar-se, cozinhar, cuidar de crianças – com um terço deles fazendo compras enquanto se envolve nessas atividades, e muitas delas usando dispositivos conectados, como smartphones, tablets, computadores, wearables ou dispositivos ativados por voz, para citar alguns exemplos.
No ano passado, 27% dos consumidores norte-americanos possuíam dispositivos ativados por voz e 28% dessas pessoas os usavam para fazer compras. Este ano, 31% dos entrevistados possuem dispositivos habilitados para voz e 31% deles os utilizam para adquirir algo.
Os consumidores também se aproveitaram do omnichannel de voz, usando a opção em diferentes dispositivos como os alto-falantes instalados nas cozinhas, mas também por meio dos recursos de voz de seus smartphones. Apenas 2,2% dos entrevistados dizem que usam somente os alto-falantes ativados por voz – e não seus smartphones – para fazer compras ativadas por voz, enquanto 4,3% usam os dois. Outros 3,1% dos entrevistados fazem compras ativadas por voz exclusivamente via smartphone.
Para esses consumidores, se eles pudessem ver o que estão comprando, seria um estímulo maior para continuarem adquirindo por meio da voz. Aqueles que possuem assistentes de voz têm 11% mais chances de fazer compras usando o dispositivo quando podem ver uma imagem enviada para seus smartphones ou para alto-falantes ativados por voz com telas.
30% de todos os consumidores se dizem interessados em soluções comerciais conectadas que permitam que os assistentes de voz enviem links para os smartphones, de modo a mostrar os itens pesquisados por meio da tecnologia de reconhecimento de voz. 32% estariam interessados em soluções como o envio de links de novos itens que poderiam estar relacionados à procura original.
O que faziam
A pesquisa aponta que um em cada cinco consumidores fez compras usando um dispositivo conectado enquanto via televisão, lia, participava de algum tipo de atividade recreativa, a caminho do trabalho ou no escritório. 76% dos entrevistados fizeram alguma aquisição durante pelo menos uma de suas atividades diárias, todos os dias. Apesar de abrangente, alguns tópicos são comuns: fazer compras pagando contas (39%), almoçando (34%), navegando pela Internet (33%), jantando (27%), vendo TV (20%) e trabalhando (19%).
A proporção de consumidores com tecnologias ativadas por voz que as usaram para fazer compras durante a limpeza da casa aumentou de 1,2% para 2,6%. Aqueles que fizeram isso enquanto cuidavam de alguém apresentaram um aumento de 0,9% para 1,4%, enquanto aqueles que os usaram para fazer compras enquanto cozinhavam passaram de 1,6% para 2,3%.
Metodologia
O estudo How We Will Pay entrevistou 5.050 mil consumidores norte-americanos de 18 anos ou mais, provenientes de uma amostra nacional estatisticamente representativa da população em geral. A pesquisa pede a esses consumidores que mantenham um diário de sete dias para entender melhor o que compraram durante esse período, onde estavam quando fizeram essas compras, como pagaram por elas e quais dispositivos usaram. Os consumidores também são questionados sobre quais aplicativos e casos de uso eles usaram durante esse período ou o que pode melhorar suas experiências diárias de compra.