O AliExpress (AndroidiOS) apresentou nesta terça-feira, 5, uma nova modalidade de cashback por engajamento para seus usuários no Brasil. A ação faz parte do planejamento do e-commerce para o 11.11, a principal data promocional para a companhia.

Até então, a empresa usava bônus e moedas como forma de retorno de parte do valor da compra para os consumidores usarem em outras aquisições na plataforma.

Agora, o novo cashback funciona em esquema gamificado multinível (piramidal) com três pontas:

  • O AliExpress que dá o cashback em compras de produtos selecionados;
  • Influenciadores digitais divididos em times inspirados em categorias de produtos do e-commerce;
  • E o consumidor que escolhe um time para atuar.

Neste formato, à medida que o time escolhido aumentar as vendas durante o 11.11, o percentual de cashback também aumenta. As equipes são divididas em cinco:

  1. Alta tecnologia, com equipamentos como drives SSD, robô aspirador e impressora 3D;
  2. Casa inteligente, com produtos como projetor, fechadura eletrônica e câmeras;
  3. Criação de conteúdo, com microfones e amplificador;
  4. Eletrônicos portáteis, como smartwatches, caixas de som e fones de ouvido;
  5. Pé na Estrada, com produtos automotivos.

Ao escolher um time, o consumidor recebe 5% de cashback caso as vendas de produtos selecionados dessas categorias aumentem. O consumidor ganha progressivamente mais retorno até atingir um máximo de 10% de retorno. Se preferir, o cliente pode escolher não participar da gincana e ficar com 2% de cashback.

O saldo do cashback fica disponível em sete dias úteis e precisa ser usado em até 30 dias. De acordo com a diretora geral do AliExpress na América Latina, Briza Bueno, o cliente pode receber até R$ 800 de retorno neste formato: “É um novo jeito de engajar para dar o cashback”, resume.

“É a primeira vez que decidimos fazer o cashback dentro da plataforma. Estamos querendo usar a social communication. Ou seja, fazer com que os seguidores (dos influenciadores) se esforcem para alcançar um cashback maior, que é bom para todo mundo. E é bom para o consumidor ter desconto na próxima compra; e é bom para a AliExpress também, porque a gente consegue trazer mais tráfego para dentro da plataforma por causa desse engajamento do próprio influenciador”, disse.

Bueno afirmou ainda que o formato de cashback não é uma competição, pois todos podem ganhar o percentual máximo (10%), a depender apenas de estarem engajados em um time que cresça as vendas da plataforma. Mas reforça que é um teste e, se der certo, a alternativa pode ser expandida em outras campanhas.

Parceria AliExpress e Magalu

A executiva reforçou ainda que este é o primeiro 11.11 com a recente parceria com o Magalu de ponta a ponta, ou seja, a varejista brasileira tem uma loja no AliExpress e vice-versa. Nela, o AliExpress trará o formato habitual de desconto e cashback (moedas e cupons), além de produtos com opção de parcelamento em até 12 vezes sem juros.

Vale dizer, além do Magalu, o AliExpress tem outros parceiros locais, como realme, Huawei, DJI e Multilaser, que ficam na seção ‘Do Brasil’ dentro de seu app/site.

Imagem principal: Briza Bueno, diretora do AliExpress na América Latina, durante videoconferência com a imprensa (reprodução: Zoom/AliExpress)

 

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