A região metropolitana do Rio de Janeiro, área que abrange 22 municípios e mais de 13 milhões de pessoas, contará até 2028 com uma infovia digital para conectar diversos órgãos e serviços públicos municipais e estaduais mesclando fibra óptica, satélites e uma rede 5G privativa. O projeto se chama Infovia Metropolitana e é estimado em aproximadamente US$ 100 milhões.
O projeto foi aprovado pelo Conselho Deliberativo da Região Metropolitana do Rio de Janeiro – RMRJ, e será liderado pelo Instituto Rio Metrópole. Os estudos de planejamento serão bancados integralmente pelo governo norte-americano, através da Agência dos Estados Unidos para Comércio e Desenvolvimento (USTDA). A consultoria responsável pelo estudo é a Emerging International.
A ideia é construir uma infovia digital interligando e integrando toda a infraestrutura digital dos 22 municípios do Grande Rio e do governo estadual, abrangendo as redes fixa e móvel, além de satélite. A infovia atenderá a diversos órgãos, incluindo segurança, saúde, educação, defesa civil bombeiros etc, informa uma fonte que participa do projeto, em conversa com Mobile Time. A proposta inclui a análise de uma rede 5G privativa para projetos de cidades inteligentes, afirma.
Imagem no alto: Nik Neves para Mobile Time