Depois de cerca de um mês de vendas do iPhone XR, e dois meses dos dispositivos X e XS, a Apple decidiu chamar reforços do marketing de outras áreas da empresa para impulsionar a venda do XR. A primeira experiência estratégica publicitária colocada pela empresa californiana são os descontos por meio de generosos termos de recompra de dispositivos mais antigos. A notícia saiu no site da Bloomberg e a fonte da informação preferiu não se identificar, mas descreveu a atitude como uma “simulação de incêndio”, e uma possível admissão de que os dispositivos podem estar vendendo abaixo das expectativas.
Desde então, a Apple iniciou uma série de ofertas agressivas que reduziram temporariamente o custo de alguns de seus iPhones mais recentes, um passo raro para uma empresa que vem elevando os preços de dispositivos nos últimos anos para aumentar seu lucro.
No último domingo (2), à noite, a Apple acrescentou um banner ao topo do seu site, anunciando o iPhone XR por US$ 449, US$ 300 a menos do que seu preço oficial. A contrapartida é que os clientes troquem seu iPhone 7 Plus, um aparelho sofisticado de dois anos atrás.
A Apple perdeu cerca de um quinto de seu valor de mercado desde o início de outubro em sinais de queda na demanda por iPhones. Na segunda-feira, a Cirrus Logic Inc, fornecedora de semicondutores para a Apple, reduziu em 16% a previsão de vendas no trimestre, devido à “recente fraqueza no mercado de smartphones”. A Apple também parou de relatar as vendas de unidades do iPhone, provocando preocupação de que seu produto mais importante não esteja mais crescendo.
O novo impulso de marketing pode dar às vendas de fim de ano um salto e ajudar a empresa a alcançar o objetivo de aumentar o número de dispositivos da Apple em uso. No entanto, a abordagem pode minar um argumento-chave dos analistas: que os preços mais altos compensarão as vendas unitárias sem brilho.
Na semana passada, a empresa começou a oferecer uma promoção por tempo limitado que aumenta o valor de troca de iPhones mais antigos de US$ 25 a US$ 100. Fontes da Bloomberg disseram que funcionários do varejo da Apple também foram informados nas últimas semanas para mencionar o programa mais frequentemente para os consumidores. Algumas operadoras de telefonia móvel japonesas também cortaram os preços do iPhone XR na semana passada por meio de subsídios.
As ações da Apple caíram cerca de 4% na última terça-feira (4), em Nova York, para US$ 177,75. O HSBC rebaixou as ações, dizendo que o crescimento da unidade do iPhone acabou por agora. “O que fez o sucesso da Apple, um portfólio concentrado de produtos altamente desejáveis ??(e caros), agora está enfrentando a realidade da saturação do mercado”, escreveram os analistas do banco em uma nota aos investidores.