A TIM está perto de fechar um acordo com o Google para o uso de sua plataforma de RCS. Falta apenas um acerto final sobre um detalhe contratual, informou a Mobile Time o head de estratégia e transformação da TIM, Renato Ciuchini, durante o almoço de fim de ano da operadora, nesta quinta-feira, 5, em São Paulo. O anúncio da parceria pode acontecer a qualquer momento, mas o lançamento ficará para 2021.
Segundo o executivo, o detalhe contratual em negociação diz respeito à proteção futura do canal, de forma a evitar que seja prejudicado pelo envio de mensagens não autorizadas (spam), por exemplo.
A TIM é a única grande operadora atuante no Brasil que ainda não adotou o RCS. Oi, Vivo e Claro, nesta ordem, anunciaram a adoção desse novo padrão de mensageria móvel ao longo deste ano ano, todas com o Google. A Nextel, por sua vez, confirmou a realização de testes.
O RCS é tido como a evolução do SMS, permitindo a inclusão de imagens, vídeos e áudios, e tornando a experiência mais próxima àquela das plataformas de mensageria over the top (OTT), como WhatsApp. Em vez do mero envio de notificações, usuários finais e marcas poderão realizar conversas através do RCS, o que promove uma transformação também no modelo de negócios, que passa a ter a opção de cobrança por sessão, além da cobrança tradicional por mensagem enviada. As conversas por RCS acontecem por meio de apps compatíveis com o padrão. Um deles é o Android Messages, do Google.
A Oi foi a primeira a experimentar campanhas por RCS. Em março, a operadora realizou uma campanha de migração de pré-pago para planos controle, junto à sua base de clientes. É esperado agora uma campanha de teste com produtos de terceiros.