Ilustração de Cecília Marins

Ilustração: Cecília Marins/Mobile Time

A Mastercard recebeu a autorização do Banco Central em seu arranjo de pagamentos para que possa realizar compras com seus cartões de crédito, de débito e pré-pago dentro do WhatsApp. Trata-se da mesma autorização que a Visa recebeu em novembro. Com isso, fica cada vez mais próximo o lançamento da ferramenta de compras com pagamento nativo dentro do WhatsApp no Brasil. 

Para que o lançamento aconteça, falta ainda o cumprimento de alguns requisitos regulatórios, especialmente a comprovação de “aspectos concorrenciais e não discriminatórios”, nas palavras do BC em seu comunicado. A autarquia se refere especificamente à abertura do pagamento por WhatsApp de forma isonômica às redes de adquirência. É sabido que essa exigência está sendo trabalhada pelo WhatsApp, que vem realizando testes com vários adquirentes, dentre os quais Getnet, Fiserv, Mercado Pago e Rede, além da Cielo, que participa do projeto desde o seu início. O modelo de negócios, contudo, ainda não é conhecido: não se sabe quanto será cobrado do lojista por transação e nem como será a divisão com as redes de adquirência, bandeiras e emissores.

Desde março do ano passado o Banco Central autorizou Visa e Mastercard a realizarem transferências de valores entre usuários finais dentro do WhatsApp usando cartões de débito das referidas bandeiras. Foram fechados acordos entre o WhatsApp e emissores de cartões dessas bandeiras e o serviço foi provido sem custo para o usuário final, mas com alguns limites para as transações. A novidade agora será a possibilidade de uso dos cartões para compras junto a estabelecimentos comerciais dentro do WhatsApp e o uso de cartões de crédito.

Mesmo com o pagamento com cartão de crédito não sendo uma ferramenta nativa do WhatsApp, os brasileiros já estão acostumados a fazer compras dentro do mensageiro, em geral recebendo links para efetuar o pagamento fora do app, abrindo uma página no navegador do seu smartphone. Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, 60% dos brasileiros com smartphone afirmam já terem feito compras pelo WhatsApp. A mesma pesquisa informa que 99% dos brasileiros com smartphone têm o WhatsApp instalado no aparelho e 95% o abrem todo dia ou quase todo dia.

Posicionamento

O WhatsApp enviou o seguinte comunicado sobre a evolução do projeto: “Estamos muito satisfeitos com o progresso do processo de aprovação de pagamentos no WhatsApp, que foi desenvolvido como uma plataforma aberta, com a participação de diversos adquirentes brasileiros. Recentemente, compartilhamos que Cielo, Fiserv, Getnet, Mercado Pago e Rede, entre outros, já construíram a integração técnica necessária e que muitos deles estão participando de testes em produção conosco para que possamos levar a funcionalidade para empresas e consumidores o mais rápido possível, assim que finalizarmos os acordos e recebermos autorização regulatória para o serviço.”

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!