Com foco em inovação na automação conversacional, a Botmaker lançou os Agentes de IA, uma funcionalidade projetada para criar interações mais eficientes e personalizadas. A ferramenta permite configurar agentes autônomos por meio de prompts, simplificando ainda mais o desenvolvimento de bots na plataforma no-code da empresa. O processo tornou-se mais acessível, funcionando de maneira análoga ao treinamento de um novo colaborador: basta fornecer as orientações necessárias para que o agente seja configurado e adaptado ao cenário desejado.
A solução permite criar fluxos híbridos, combinando agentes 100% autônomos com processos guiados por linguagem natural, oferecendo possibilidades únicas de personalização. Esses agentes são capazes de realizar transações completas, compreender a linguagem natural de maneira precisa e adaptar-se ao tom e estilo de comunicação de cada contexto. Assim, é possível criar agentes com identidades próprias para atender a objetivos específicos.
“Diferentemente de sistemas tradicionais que dependem de fluxos pré-definidos com linguagem natural e que trabalham através de palavras conhecidas ou sinônimos, os Agentes de IA da Botmaker utilizam IA generativa para interpretar e responder dinamicamente às necessidades dos usuários”, explica Erick Buzzi, country manager da Botmaker para o Brasil.
De acordo com Buzzi, isso resulta em “interações mais fluidas e personalizadas, elevando o nível de automação conversacional”. Existe também a possibilidade de trabalhar com cenários híbridos, utilizando fluxos com linguagem natural e agentes de IA num mesmo escopo.
Além disso, a Botmaker apresentou melhorias em sua interface com o novo Bot Designer, ferramenta utilizada para a construção de bots. Mais organizada e intuitiva, a atualização busca tornar as respostas rápidas e precisas. Outras inovações incluem blocos de texto e áudio gerados automaticamente com IA generativa.
Segundo os Buzzi, áreas como e-commerce, serviços financeiros, telecomunicações e saúde, se beneficiam especialmente das novas funcionalidades, que priorizam o atendimento personalizado e eficiente.
“Setores como e-commerce, serviços financeiros, telecomunicações e saúde podem se beneficiar dos Agentes de IA. A capacidade de oferecer atendimento personalizado e eficiente é muito valorizada nesses mercados, e os Agentes de IA da Botmaker atendem a essa demanda de forma muito eficaz.”
Um exemplo prático da utilização dos Agentes de IA está no atendimento ao cliente, onde eles são capazes de interpretar as solicitações dos usuários e fornecer respostas precisas e contextualmente relevantes, melhorando a eficiência do atendimento. “Outro caso, é no setor de seguros, onde um agente especialista pode dar suporte a um cliente ao longo de todo processo de cotação, como se fosse um humano guiando o cliente com perguntas e insights até a formulação de uma proposta”, explica Buzzi.
Mailbots
Outro destaque foi o lançamento recente do Mailbots. A ferramenta foi projetada para se adaptar aos contextos e preferências dos usuários, e busca transformar e-mails em canais conversacionais automatizados. Com essa funcionalidade, o e-mail deixa de ser um meio apenas para envio de mensagens e passa a oferecer interações completas, como atender solicitações de clientes de e-commerce que desejam informações adicionais após uma compra.
A ferramenta também integra a tecnologia no-code para respostas automáticas geradas por IA generativa e centraliza a gestão de mais de 20 canais, incluindo WhatsApp, Webchat, Messenger e Instagram, facilitando a comunicação e o gerenciamento de fluxos.
Os próximos passos vão buscar integrar tecnologias avançadas de IA para aprimorar as soluções conversacionais desenvolvidas pela empresa. “Estamos explorando novas funcionalidades que permitirão uma personalização ainda maior e uma integração mais profunda com os sistemas dos clientes, visando expandir nossa presença em mercados globais e setores diversos”, conclui Buzzi.