A Visa pretende trazer a sua solução de score de fraude em tempo real para pagamentos instantâneos para o mercado brasileiro. Batizada como Visa Protect for Account-to-Account Payments, a solução foi apresentada à imprensa nesta semana e foca principalmente em atuar em golpes contra o Pix.
De acordo com Gustavo Carvalho, diretor executivo de SVA da bandeira, a solução está em um processo de tropicalização e customização. A expectativa é que o serviço deve estar disponível para o mercado no primeiro trimestre de 2025.
“Estamos recebendo dos parceiros o volume de Pix para criar a modelagem específica para o Brasil. Vamos fazer essa modelagem com aproximadamente 30% do volume Pix”, disse. “É um processo que demora três meses, em média”, completou, antes de confirmar que serão seis clientes em produção no primeiro trimestre de 2025.
Além do Brasil, a tecnologia da companhia está disponível no Reino Unido. Em um ano, o serviço trouxe 63% de melhoria na detecção de fraudes, redução de 40% no índice de falso positivo e uma possível economia em 330 milhões de libras esterlinas em golpes evitados para a indústria.
Carvalho explicou que, sendo um serviço global, a troca de informações sobre tipos de golpes aplicados entre a operação dos Reino Unido e do Brasil.
Segurança na Visa
Outras novidades da bandeira em cibersegurança são:
- As plataformas de gestão e parametrização de combate à fraude Visa Advanced Authorization (VAA) e Visa Risk Management (VRM) serão agnósticas. Ou seja, a solução poderá ser plugada a outras do mercado para fazer uma gestão única. Atualmente, 90% dos clientes da Visa no Brasil usam no Brasil o VAA e/ou VRM. Globalmente, o serviço contribuiu para prevenir US$ 27 bilhões em fraudes em 2022.
- O Visa Data Only focará em troca de informações dos comerciantes com os bancos. São dados de compras como data da última compra, endereço, e-mail, se a compra é com mais de um cartão etc. Esses dados possibilitarão ao emissor fazer uma melhor análise de score na compra. Baseado em 3DS 2.0, o serviço tem 11 mil estabelecimentos cadastrados na América Latina, uma região que processa 27% do volume global da plataforma.
- E a solução de conciliação e análise de chargeback Verifi mira trazer mais eficiência nas disputas. Em 2024, a companhia computou 6,5 milhões de disputas com R$ 1,3 bilhão envolvidos. Desse total, 18% foram disputas de autofraude nas compras.