Os valores gastos com anúncios de instalação de aplicativos no mundo em 2019 foi próximo a US$ 50 bilhões, um aumento de 30% ante 2018. A estimativa é da AppsFlyer e tem como base uma análise de 18 mil apps de celular e 15 bilhões de instalações não orgânicas durante o último ano.
Por categoria, a empresa destaca o aumento em instalações não orgânicas de 60% em apps de finanças, 51% em aplicativos de viagem e 20% em apps de entretenimento, este último puxado pela batalha dos serviços de assinatura, como os streamings de áudio e vídeo.
Outras tendências identificadas pela firma de mensuração e monitoramento de apps são:
– Mais de 40% das instalações foram não orgânicas, ou seja, impulsionadas por publicidade mobile;
– 30% dos apps avaliados rodam campanha de retargeting (para atingir novamente seus consumidores), um aumento de 18% ante 2018;
– Registrou-se um crescimento de 47% com monetização via publicidade in-app, um movimento que aconteceu pelo aumento de 127% de apps fora da categoria de jogos que aderiram ganho com publicidades aos seus aplicativos;
– O mercado de campanhas de publicidade para instalação de apps cresceu 30% mais do que o mercado não programático.