O metaverso pode gerar uma oportunidade comercial avaliada em US$ 1 trilhão no mundo até o final de 2025, aponta a Accenture. Durante a Consumer Electronics Show (CES) de 2023, realizado entre 5 e 8 de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos, a companhia apresentou dados sobre o interesse dos consumidores e empresas pelo metaverso.
Segundo levantamento feito com 9,1 mil consumidores do Brasil, Índia, Japão, China, Reino Unido e Estados Unidos, 55% dos entrevistados enxergam o metaverso como uma oportunidade de negócios para a criação e monetização de conteúdo. O levantamento também mostra que 55% dos consumidores querem ser usuários ativos do metaverso, sendo que 90% dessas pessoas desejam concretizar isso ao longo de 2024.
Os principais recursos que os consumidores desejam estão relacionados à usabilidade desse universo digital, como interfaces fáceis de usar (70%) e acesso a uma ampla variedade de aplicativos (68%), além de personalização de avatares (55%). 59% dos consumidores estão ansiosos para jogar games no metaverso, mas apenas 4% o enxergam somente como uma plataforma de jogos. Eles acreditam que a tecnologia vai além desse tipo de entretenimento. Mais de 70% pretendem usar o metaverso sem relação com games nos próximos dois a cinco anos.
Os entrevistados querem usufruir do metaverso para melhorar atividades físicas em casa (60%), comprar produtos e serviços (69%), viajar com a família (57%), realizar consultas com profissionais de saúde (55%) e assistir a shows e eventos ao vivo (55%). Consumidores mais jovens se interessam mais por usar o metaverso para entretenimento e atividades físicas, enquanto mais velhos querem ter acesso a novas formas de serviços de saúde e viagens.
De acordo com a Accenture, espera-se que o metaverso aumente a receita de companhias em 4,2% até 2025. Em outro levantamento, a companhia mostrou que 89% dos executivos C-Level, em uma amostra de 3,2 mil, acreditam que o metaverso terá papel importante no crescimento de suas empresas.
Na visão de Kevan Yalowitz, líder da prática de Software & Platforms da Accenture, os consumidores já estão começando entender o metaverso como ferramenta que poderá agilizar tarefas do dia a dia e aumentar a produtividade, caso a tecnologia seja integrada em suas vidas. Empresas que conseguirem oferecer experiências tangíveis, atendendo necessidades dos consumidores em áreas-chave, sairão na frente na corrida do metaverso.