A DMA, empresa de soluções de autoatendimento digital para call centers e de antifraudes, bloqueou 6,2 milhões chamadas de golpistas que tentaram se passar pela central de atendimento ao longo de 2024, com sua ferramenta Protect Call.

Em um único dia (em 19 de dezembro), a solução foi capaz de bloquear 380 mil golpes e, somente no mês de dezembro, preveniu 5,5 milhões desse tipo de ataque fraudulento.

O Protect Call se aproveita da comunidade corporativa construída ao longo dos últimos anos no Brasil pela DMA para o seu serviço de digitalização de chamadas para call center – quando o cliente liga para a central, um menu digital de autoatendimento é exibido na tela do seu smartphone. Essa comunidade é composta por mais de 150 empresas e que permite com que essa tecnologia identifique aproximadamente 4 mil números suspeitos todos os dias, sendo que cada um é capaz de realizar até 260 mil tentativas de golpes diariamente.

Hoje, 130 milhões de smartphones no Brasil estão conectados à plataforma da DMA através desses apps.

Como funciona o Protect Call da DMA

A Protect Call bloqueia chamadas de golpistas recebidas pelo smartphone do usuário e exibe uma mensagem na tela informando sobre a tentativa de fraude.

A solução funciona com todos os smartphones com apps que têm o SDK da DMA instalado, independentemente da empresa. Ou seja, se o consumidor tiver um app de uma empresa da comunidade DMA em seu smartphone e receber uma chamada fraudulenta tentando se passar por outro membro da comunidade, essa ligação será bloqueada, mesmo que o aparelho não tenha o app da empresa-alvo instalado.

São bloqueadas as ligações que vieram de números telefônicos fixos pré-cadastrados pelas empresas que utilizam a solução. Ou seja, as companhias já constataram que esses números são usados por golpistas – muitas vezes parecidos com os números verdadeiros, apenas trocando algum dígito ou o DDD. Mas também podem ser números verdadeiros dessas empresas, mas que são utilizados apenas para recebimento de ligações, não para a realização de ligações – neste caso, os golpistas utilizam recursos para substituir o seu número pelo da empresa.

Ilustração produzida por Mobile Time com IA.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!