O porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, defendeu as empresas chinesas de tecnologia ante os bloqueios e banimentos do ocidente, em especial a DeepSeek: “Protegemos firmemente os diretos e interesses legais das empresas chinesas”, afirmou em coletiva com a imprensa nesta quinta-feira, 6.
“A China sempre se opôs aos movimentos que forçam o conceito de segurança nacional ou politizam questões comerciais e tecnológicas”, completou, ao responder uma questão sobre bloqueios ao DeepSeek na Austrália, Itália, Índia e Japão.
O posicionamento mais afirmativo do governo chinês vem no mesmo dia que os Congressistas Darin LaHood (Republicano-Illinois) e Josh Gottheimer (Democrata-Nova Jersey) apresentaram um projeto de lei para bloquear o uso do aplicativo chinês dentro do governo norte-americano sob a acusação que o DeepSeek coleta dados para Pequim.
A acusação é baseada em uma análise da empresa de segurança Feroot Security. De acordo com a companhia, a DeepSeek teria um código escondido com capacidade de transmitir dados para a China Mobile, algo que seria um risco à segurança nacional, uma vez que a operadora é controlada pelo governo chinês.
Além disso, a ação dos parlamentares norte-americanos surge após a Casa Branca e os parlamentares conseguirem uma vitória contra o TikTok, ao ponto de forçar a controladora ByteDance a procurar um comprador entre empresas norte-americanas ou amigas do país ou será desligado naquele mercado. O presidente dos EUA, Donald Trump, deu 75 dias extras para as partes encontrarem uma solução, contados a partir de 21 de janeiro, quando seria a data limite para o app sair do ar. Trump tem mais de 15 milhões de usuário no app.
‘Não coletamos dados’à
![China sai em defesa DeepSeek contra bloqueios do Ocidente 1 China](https://www.mobiletime.com.br/wp-content/uploads/2025/02/W020250206646308185060.jpg)
Porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun (Ministry of Foreign Affairs of China)
Sem citar a Feroot, Jiakun afirmou que o governo da China nunca pediu para nenhuma empresa coletar ou armazenar dados de indivíduos. E reforçou que o governo de Pequim atribui grande importância à privacidade e à segurança dos dados e os protege de acordo com a lei.
Vale lembrar, o sucesso meteórico do aplicativo chinês derrubou as ações de várias empresas ocidentais comprometidas com outros projetos de IA generativa. Além disso, o app assumiu a liderança mundial em downloads na AppStore na segunda-feira, 27. Conheça mais detalhes sobre o app nesta resenha produzida por Mobile Time.
Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA