Consumidores de livros preferem fazer as aquisições via apps ou sites (55%). Desses, 14% adquiriram apenas livros digitais e 30% consumiram tanto livros físicos quanto digitais. Por livros digitais, entende-se e-books e audiolivros.

Entre os motivos pela preferência de compra online estão: melhores preços/promoções (45,7%); praticidade (35,6%); fácil de encontrar os livros desejados (30,2%) e comodidade, ou seja, não precisa sair de casa (26,7%). Os dados são da pesquisa da Câmara Brasileira do Livro, realizada pela Nielsen BookData.

O nordeste (61%) é a região que concentra o maior percentual de pessoas que compram livros online, seguido do sudeste (53%). Por gênero, 55% das mulheres fazem compras virtuais e 53% dos homens.

16% dos homens compraram somente livros digitais, enquanto 13% das mulheres fizeram o mesmo. 27% dos homens compraram tanto livros físicos quanto digitais e entre as mulheres o percentual ficou em 32%. Somente aquisição de livros impressos foi a maioria: 57% entre os homens e 55% entre as mulheres.

A população entre 18 e 24 anos (18%) foi aquela que mais consumiu livros digitais, seguidos por aqueles entre 25 e 34% (15%). Conforme a população de consumidores de livros envelhece, eles adquirem menos livros digitais: entre 35 e 44 anos (14%); entre 45 e 54 anos (12%), entre 55 e 64 anos (12%) e maiores de 65 anos (9%).

A última compra

Com relação à última aquisição feita, 72,5% dos entrevistados compraram em app ou site de e-commerce. Site de livraria ficou em segundo (13,9%) e, em terceiro, compra do site de editora (4,1%).

Entre os e-commerces, a Amazon (61,7%) vence com folga, seguida por Mercado Livre (11%) e Shopee (6,8%). Leitura aparece na terceira posição (3,3%), seguida por Americanas (2,6%) e Estante Virtual (2,5%).

A Amazon também está na frente quando o tema é aquisição de livros impressos, com 61,7%. A ordem se mantém a mesma.

O principal motivo é o preço para 60,5% dos entrevistados. O frete grátis também foi um dos motivos para se fazer compra online para 44,1% das pessoas.

Livros digitais e clube de assinaturas

Entre os consumidores de livros, 78% deles adquiriram e-books e 22% audiolivro.

Entre consumidores de livros, 27% assinam o Kindle Unlimited e 13,1% o Skeelo. 10% assinam o Leiturinha e 7,7% TAG. Apple Books ficou na quinta posição, com 5,9%, e Aya Books em seguida, com 5,5%.

Números gerais

Ao todo, 16% da população brasileira acima de 18 anos afirma ter comprado ao menos um livro em 12 meses. A leitura é a segunda categoria mais consumida se comparada com outras atividades culturais. O cinema está à frente.

As mulheres acima de 18 anos (61%) consomem mais livros do que os homens (39%).

A pesquisa perguntou: “Se as lojas físicas e as lojas on-line praticarem preço equivalente, onde você compra esse livro?” A resposta foi que 49% das pessoas comprariam em lojas físicas enquanto 44% comprariam online. 7% não souberam responder.

No entanto, 84% da população não comprou livros nos últimos 12 meses.

Metodologia

Ao todo, 16 mil pessoas maiores de 18 anos foram entrevistadas entre 14 de outubro de 2024 e 20 de outubro de 2024. A pesquisa contempla todas as classes sociais, gêneros e moradores de todas as regiões do país. A margem de erro é de 0,8% e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

 

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