Aos poucos, a Microsoft vem adicionando tecnologias de inteligência artificial (IA) da OpenAI aos seus produtos. Nesta segunda-feira, 6, a companhia anunciou incrementos a dois de seus produtos: a Power Platform, um conjunto de ferramentas low-code voltada para desenvolvedores, incluindo a criação de chatbots, e a Dynamics 365, sua suíte de ERP e CRM.
O Power Virtual Agents, ferramenta para desenvolvimento de chatbots, aproveita o Azure OpenAI Service e do Bing para fornecer respostas com base no conteúdo de sites da companhia ou outra fonte de conhecimento interno.
Uma empresa de varejo pode, por exemplo, criar um bot para responder a perguntas sobre empregos sazonais, extraindo do seu site conteúdo sobre o processo de recrutamento e os valores da empresa. Ou uma empresa pode conectar um bot a bases internas de perguntas frequentes, fornecendo suporte sem precisar escrever nenhum código.
Além disso, as tecnologias de IA foram adicionadas ao AI Builder, ferramenta que permite a automação de fluxos de trabalho e processos dentro de negócios. Agora, ele inclui os serviços do Azure OpenAI na sua interface, dando aos usuários acesso a novos modelos generativos low code e templates no Power Automate e nos Power Apps.
Segundo a Microsoft, um pesquisador pode usar o modelo, resumir relatórios semanais e enviá-lo para sua caixa de entrada de e-mail, por exemplo. Já um gerente de marketing pode criar ideias de conteúdo gerado direcionado, inserindo palavras-chave ou tópicos específicos e usando o texto gerado para e-mails ou postagens de mídia social.
CRM
A Microsoft adicionou o Copilot à suíte Dynamics 365, que fornecerá assistência interativa baseada em IA em diferentes funções de ERP e CRM. Com o Dynamics 365 Copilot, as organizações podem usar ferramentas de IA criadas para vendas, serviços, marketing, operações e cadeia de suprimentos.
A IA ajuda a escrever respostas de e-mail para clientes e pode criar um resumo por e-mail de uma reunião do Teams, extraindo detalhes do CRM do vendedor, como informações sobre produtos e preços. Também é possível elaborar respostas para atendimentos via chat ou e-mail, baseadas em históricos de casos.
Os profissionais de marketing podem selecionar segmentos de clientes personalizados usando linguagem natural para fazer solicitações à plataforma, recebendo sugestões sobre segmentos adicionais que podem não ter sido considerados. Eles também poderão usar o Dynamics 365 Copilot para fazer campanhas de e-mail, com base em solicitações simples. O Copilot faz sugestões com base nos tópicos inseridos nos e-mails de marketing da organização, além de fontes da Internet.
ERP
A ferramenta também simplifica a criação de descrições de produtos para comércio online. Atributos como cor, material e tamanho podem ser usados para criar textos para e-commerces. As descrições podem ser adaptadas, escolhendo-se o tom de voz, o formato e a duração.
A plataforma também sinaliza proativamente problemas externos, como clima, finanças e geografia, que podem afetar os processos da cadeia de suprimentos, com insights preditivos, que mostram pedidos impactados em materiais, estoque, operadora e rede de distribuição. Os planejadores da cadeia de suprimentos podem redigir e-mails automaticamente para alertar parceiros afetados.