A inteligência artificial é um tema presente em praticamente todos os estandes das operadoras móveis na edição deste ano do Mobile World Congress (MWC25), em Barcelona. Seja na construção de serviços para gerar novas fontes de receita ou no desenvolvimento de soluções que aumentam a eficiência e a autonomia das redes, a IA está por todo lado na feira.
A iniciativa que mais chama a atenção é a Global Telco AI Alliance, uma aliança entre cinco operadoras de grande porte para o desenvolvimento de soluções conjuntas em inteligência artificial. Ela reúne SK Telecom, Singtel, e&, Softbank e Deustche Telekom, que somam 1,2 bilhão de usuários no mundo. No MWC25, a aliança anunciou seu primeiro fruto: uma joint-venture chamada Syntelligence, que será a responsável por prover soluções de IA desenvolvidas conjuntamente pelo grupo.
No estande da SK Telecom, são apresentadas algumas pistas de prováveis soluções da Syntelligence. Uma delas é o “Telco LLM”, um grande modelo de linguagem criado a partir de dados das operadoras, de maneira que consiga atender a pedidos por interface conversacional com uma precisão e eficiência maiores que modelos genéricos. Uma primeira aplicação do Telco LLM, também apresentada pela operadora sul-coreana, é um assistente para técnicos de manutenção de rede, capaz de analisar a rede em tempo real e entregar informações a pessoas autorizadas a partir de uma conversa por voz ou texto.
IA gerando novos serviços
A IA também pode servir de base para a oferta de novos serviços para os usuários finais. Neste caso, as operadoras asiáticas parecem ser as mais avançadas e criativas.
A SK Telecom desenvolveu em seus laboratórios vários exemplos que já estão sendo comercializados. Um deles é uma solução para diagnóstico veterinário a partir da análise de um raio-x de cachorros ou gatos. Ele é usado na Coreia do Sul por 1 mil clínicas veterinárias, que conseguem um diagnóstico com 95% de acurácia em 20 segundos a um custo de US$ 300 por mês para utilização ilimitada. Outro exemplo da sul-coreana é um serviço de diagnóstico de problemas de saúde na laringe a partir da análise da captura de uma breve fala do paciente.
A China Mobile, por sua vez, oferece robôs residenciais em forma humanoide ou de cachorro para fazerem companhia e realizarem pequenas tarefas domésticas. O robô-cachorro pode até acompanhar seu dono pelas ruas e ajudar a transportar compras. Eles são operados por interface conversacional, possuem câmeras para análise de imagens e respondem ao toque. A conectividade é via Wi-Fi e 5G.

Robôs da China Mobile no MWC25 (Crédito: Fernando Paiva/Mobile Time)
A japonesa DoCoMo, por sua vez, apresenta em seu estande a DoCoMo AI, uma solução para aumentar as informações de audiência de publicidade out of home (OOH). Com base em dados de suas 290 mil ERBs e 100 milhões de clientes, ela consegue estimar quantas pessoas passam na frente de um outdoor e qual o perfil sociodemográfico do grupo.
Assistente com IA para suporte ao cliente
A adoção de IA em assistentes virtuais que atendem o público é uma das aplicações mais difundidas dessa tecnologia no setor de telecomunicações. No MWC25, a Vodafone apresentou o seu assistente com IA generativa, o SuperTobi, que atende todo mês cerca de 50 milhões de pessoas em 12 países. Segundo a empresa, o SuperTobi reduziu em 90% os custos da Vodafone com call center.
Foto no alto: entrada do MWC25 (Crédito: Fernando Paiva/Mobile Time)