A TIM quer construir cada vez mais parceiras estratégicas com empresas over the top (OTTs). A ideia é buscar acordos em que a operadora agregue não apenas a conectividade por si só, mas outros ativos, como seus canais de comunicação com sua base de mais de 60 milhões de clientes, sua experiência em bilhetagem e a segurança que garante no transporte dos dados. A operadora aposta no conceito que chama de "over the network" (OTN), que consiste justamente em estabelecer parcerias em que seus ativos sejam aproveitados e valorizados.
"Houve um tempo em que teles e OTTs não conversavam, mais ou menos como acontece hoje entre Uber e taxi. Mas agora está diferente. Percebo até pela minha agenda: tenho várias reuniões com OTTs. A relação está mais amigável. E há mais consciência da complementaridade", diz Luis Minoru, CSO da TIM.
Para o executivo, a maior mudança do lado da operadora estará no modelo de negócios. Em muitos casos, quem vai abordar o cliente será a OTT e o serviço vendido incluirá a conectividade provida pela tele de maneira transparente para o consumidor. Serão acordos de B2B2C (business to business to consumer) em que a operadora fará o papel do "primeiro B".
Mas Minoru ressalta que o parceiro precisa enxergar valor nos diferenciais da TIM. Não é do seu interesse vender conectividade pura e simples com baixa velocidade e ter que brigar por preço com as outras concorrentes. No seu entender, um dos diferenciais da TIM é a qualidade e a abrangência da sua rede 4G. Logo, serviços que demandam mobilidade e alta velocidade tenderiam a ver mais valor em uma parceria com a TIM. O executivo preferiu não citar nomes das empresas com as quais está negociando. A princípio, diz que todas as verticais interessam, de casas inteligentes a carros conectados.
O CSO da TIM acrescenta que haverá também parcerias em que a moeda de troca serão as informações coletadas dos consumidores, para uso em projetos de big data. Nestes casos a TIM poderia fornecer a conectividade praticamente de graça em troca dos dados.
Minoru participou nesta quarta-feira, 6, do evento LTE Latin America, no Rio de Janeiro.