Mark Zuckerberg removeu mensagens suas das caixas de entrada de outras pessoas para as quais ele as enviou via Messenger. Essa opção não existe para pobres mortais, mas para ele e outros executivos do Facebook, sim. Três fontes teriam confirmado o ocorrido ao site TechCrunch. Mensagens antigas do Facebook que eles teriam recebido de Zuckerberg desapareceram de suas caixas de entrada, enquanto suas respostas continuavam ali.

Em nota de resposta, o Facebook alegou que o procedimento foi feito por motivo de segurança corporativa. “Depois que os e-mails da Sony Pictures foram invadidos, em 2014, fizemos várias alterações para proteger as comunicações de nossos executivos. Isso incluiu limitar o período de retenção das mensagens de Mark no Messenger. Fizemos isso em total conformidade com nossas obrigações legais de preservar as mensagens. ”

No entanto, o Facebook nunca divulgou publicamente a remoção de mensagens das caixas de entrada dos usuários nem informou os destinatários em particular. Isso levanta a questão de saber se isso foi uma violação da confiança do usuário. Quando perguntado sobre essa pergunta diretamente no Messenger, Zuckerberg se recusou a fornecer uma declaração.

Tratamento especial

Um porta-voz do Facebook confirmou ao TechCrunch que os usuários podem excluir apenas as mensagens de suas próprias caixas de entrada e que eles ainda seriam exibidos no tópico do destinatário. Ou seja, até então, nunca houve “período de retenção” para as mensagens dos usuários normais, indicando que Zuckerberg e outros executivos receberam tratamento especial por poderem retirar mensagens enviadas anteriormente.

Boa ideia

Depois da polêmica, a empresa diz que planeja lançar um recurso de “unsend” para mensagens do Facebook para todos os usuários nos próximos meses, e não deixará Mark Zuckerberg usar esse recurso mais, até que ele seja lançado para todos. Uma opção que a empresa norte-americana está considerando para o recurso Unsend é um cronômetro de expiração que os usuários podem definir.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!