Uma parceria entre a TIM e a produtora de alimentos Adecoagro implementa o 4G em cerca de 180 mil hectares de canaviais e beneficia 11 cidades do Mato Grosso do Sul com a conectividade.
Com o intuito de interligar em tempo real os equipamentos da empresa no campo, as companhias levaram cobertura LTE para toda a comunidade, usando a frequência de 700MHz, beneficiando mais de 100 mil pessoas dos seguintes municípios: Ivinhema, Angélica, Nova Andradina, Deodápolis, Glória de Dourados, Novo Horizonte do Sul, Distrito Amandina, Distrito Ipezal, Jateí e Naviraí.
A integração entre equipamentos e o Centro de Operações Agrícolas (COA) da Adecoagro está sendo feita aos poucos. Atualmente, o COA já está conectado a todas aos equipamentos de colheita (colhedoras, transbordo e caminhões canavieiros) e também a tablets e celulares com aplicativos de apontamento agrícola e segurança perimetral, visualizando a operação online por meio da rede. Aproximadamente 750 equipamentos já estão conectados. Até o fim do ano a companhia pretende ter 1,3 mil máquinas interagindo em tempo real.
A parceria faz parte do projeto 4G TIM no Campo, criado em 2018 para levar a conectividade para o agronegócio brasileiro com a rede de quarta geração da operadora. Entre as iniciativas, a empresa de telecomunicações firmou parceria com três startups para acelerar projetos na área.
As operações com a Adecoagro começaram em 2019, já contando com três torres com 100 metros de altura. A empresa do agronegócio investiu em seguida na implantação de mais seis estruturas similares, enquanto a operadora cuidou da instalação de outras três torres e do fornecimento do sistema de comunicação de dispositivos móveis e soluções de Internet das Coisas (IoT). O investimento viabilizou a cobertura 4G nas áreas de produção de cana e industrial.
Para os próximos anos, o projeto da Adecoagro visa outras aplicações, como instalar estações meteorológicas conectadas via rede Narrow Band IoT (NB-IoT). A proposta é conectar e montar um ecossistema de estações com dados climáticos de microrregiões, possibilitando obter informações para aprimorar o planejamento agrícola da companhia. A operação conta com a ativação da plataforma NB-IoT, que amplia em mais de 40% o alcance da cobertura da rede, além de consumir menos bateria.