Zenvia

Bruno Tonetto, líder da unidade de negócios Campaign da Zenvia. Foto: divulgação

A Zenvia lançou nesta semana uma plataforma de gerenciamento de campanhas aplicadas multicanal. Batizada de Zenvia Campaign, a ferramenta permite montar grupos segmentados, personalizar campanhas, usar um canal e continuar a conversa em outro. A solução foi pensada para empresas ainda sem maturidade digital e a ideia é que seja fácil de manusear e amigável como ferramenta de mensagens broadcast de promoções.

Atualmente, a plataforma está integrada ao SMS, WhatsApp e RCS. Futuramente, a Zenvia Campaign estará integrada a outros canais de comunicação.

Dentro da plataforma também é possível gerenciar a base de contatos, independentemente do canal. As empresas podem excluir e incluir novos consumidores dentro de uma lista e segmentar o público que deseja atingir em determinada etapa da campanha. Esse recurso oferece autonomia para os gerenciadores, que podem selecionar determinados perfis de clientes para um canal específico e, em um segundo momento, incluir ou excluir da régua de automação.

A solução também promete disponibilizar em breve uma biblioteca de templates para seus clientes usuários, permitindo a produção direta das campanhas.

A ferramenta levou um ano para ser desenvolvida e foi testada interna e externamente na Zenvia. “Também conversamos com clientes para entender suas dores durante a produção de campanhas, ouvimos profissionais do mercado e testamos a aderência à ferramenta, que pode ser usada por diferentes pessoas. A gente fez diversos testes, inclusive com pessoas de outras áreas, para saber se a ferramenta está fácil de ser manuseada”, conta Bruno Tonetto, líder da unidade de negócios Campaign da Zenvia.

Como nasceu

A Zenvia Campaign surgiu a partir da dor do próprio Tonetto quando ainda não trabalhava na Zenvia, mas era um cliente de sua plataforma voltada para disparos de SMS. À época, o executivo gerenciava uma série de campanhas em uma empresa de marketing, usando diferentes plataformas. O Tonetto sofria com as diferentes plataformas que precisava usar e enfrentava problemas de integração entre elas. Precisava administrar diferentes cotações e precificações e a experiência dele, como usuário, estava longe de ser a ideal. O mundo deu voltas e Tonetto foi convidado para integrar o time da Zenvia justamente para sanar essa dor e liderar o desenvolvimento de uma solução multicanal que fosse desenhada para empresas de pequeno e médio porte, com pouca maturidade digital, que fosse fácil e simples de usar.

“O convite para integrar a Zenvia veio nesse sentido de desenvolver uma ferramenta que juntasse tudo em uma só plataforma, que resolvesse os problemas de integração e que proporcionasse uma boa experiência para o usuário – ou seja, para quem administra as diversas campanhas. A Zenvia Campaign atende a todos esses requisitos de ponta a ponta: facilita a gestão do dia a dia do nosso cliente e o usuário final é bem atendido no seu canal de preferência”, explica Tonetto.

 

 

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