| Publicada originalmente no Teletime | A tendência de crescimento sólido no mercado móvel, apurada nos últimos meses, permaneceu em março, afirma um relatório do Bank of America divulgado na última sexta-feira, 3.

Em análise sobre os números da Anatel divulgados na última semana, o banco norte-americano afirma que, embora o segmento pré-pago tenha registrado desconexões líquidas, as adições foram sólidas impulsionadas pelo pós-pago.

Neste sentido, o avanço do pós-pago deve resultar em crescimento da receita por usuário (ARPU). “Acreditamos que isso representa um potencial adicional para a receita das operadoras de telecomunicações no Brasil, e já esperamos que elas registrem um crescimento de mais de 6% na receita móvel de serviços em 2024”, diz o documento assinado pelos analistas Fred Mendes, Lucca Brendim, Mirela Oliveira e Gustavo Tiseo.

De maneira geral, a instituição ressalta que as grandes operadoras fecharam março com uma performance robusta (ainda que com números inferiores que fevereiro). No mês, a Vivo adicionou 187 mil usuários líquidos (ante 236 mil em fevereiro), a Claro somou mais 176 mil (versus 245 mil no mês anterior) e a TIM com outros 136 mil (na comparação com os 157 mil no segundo mês do ano).

Entre os provedores de pequeno porte, o BofA observa o avanço de 21 mil consumidores na Brisanet (versus 10 mil em fevereiro) e os 4 mil da Unifique (ante os 3 mil no mês imediatamente anterior). “Para BRIT e FIQE, embora os números iniciais pareçam promissores, o processo de implementação ainda é prematuro, com a maioria das novas ofertas ainda em condições promocionais.”

Já no pré-pago, a instituição financeira lembra que a Claro reportou desconexões líquidas (-15 mil) após um longo período de adições (em fevereiro, a tele havia adicionado 31 mil assinantes).

Do lado positivo da balança, a Vivo amenizou a forte queda relatada em fevereiro (quando contabilizou perdas de 142 mil usuários), com o acréscimo de 13 mil clientes. Já a TIM manteve as baixas do mês anterior, ainda que em menor ritmo (a operadora perdeu 47 mil usuários em março, ante o recuo de 142 mil em fevereiro).

Banda Larga segundo BofA

Na banda larga, Vivo e Claro (AMX) conseguiram manter o crescimento sólido, com acréscimos líquidos de 38 mil e 31 mil em março (em fevereiro, foram 35 mil e 27 mil), respectivamente. Os números consideram todas as tecnologias.

Do lado dos ISPs, a Brisanet somou 9 mil adições líquidas, revertendo a baixa em fevereiro (-11 mil), ao passo que Desktop e Unifique registraram resultados em linha com o mês anterior, com mais 9 mil e 3 mil usuários, respectivamente (em fevereiro, foram mais10 mil e 3 mil).

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!