A Airalo (Android, iOS) anunciou oficialmente a sua operação no Brasil nesta semana. A companhia de telecomunicações que oferta roaming global para o setor de turismo por meio da tecnologia eSIM, quer atender a demanda de turistas que viajam ao exterior.

De acordo com a companhia, as instalações de seu aplicativo no Brasil cresceram 71% na comparação ano a ano. Em nota enviada a Mobile Time, o COO e fundador da Airalo, Abraham Burak, afirmou que o compromisso da companhia com o mercado brasileiro “surge da crença no poder transformador da conectividade”.

Um dos principais atrativos da empresa é o seu modelo de negócios. A companhia funciona através de uma loja de eSIMs e oferece planos por país e por continente, além de pacotes de conectividade global com período de uso. Os preços começam a US$ 4 com duração de sete dias, mas também há opções de 15, 30, 60 dias e até 1 ano nos pacotes mais caros (globais).

A instalação do eSIMs é feita via app que está disponível em 200 países e em 53 idiomas, inclusive o português. Na plataforma, o usuário escolhe o pacote do país que será visitado e o pagamento. Vale dizer, cada país tem uma marca para a oferta. Por exemplo, o eSIM brasileiro é chamado de ‘Joia’, o norte-americano é ‘Change’ e o argentino ‘Abrazo!’.

Além da loja de eSIMs, a Airalo no Brasil tem uma parceria para oferecer roaming internacional aos clientes da MVNO Nomo. A operadora virtual foi comprada pela Algar em fevereiro deste ano.

Globalmente, a companhia passou dos 10 milhões de usuários. E em agosto de 2023 recebeu um aporte de US$ 60 milhões da Telefónica Ventures em uma rodada de série B.

Imagem principal: Arte criada por Nik Neves para Mobile Time