Sinal dos tempos de que as tecnologias móveis estão cada vez mais difundidas em todos os setores da sociedade, a tradicional marca de azeite Andorinha lançou o seu primeiro aplicativo para sistemas Android e iOS (iPhone e iPad). E as expectativas não são pequenas: até o fim do ano, a empresa almeja atingir a meta de no mínimo 100 mil downloads.
"A iniciativa é uma aventura, nosso primeiro contato com o mundo dos aplicativos. Nós temos que chegar onde o consumidor está, e hoje em dia, a forma mais avançada de interagir com eles é por meio de smartphones e tablets”, disse o gestor da marca para a América Latina, Nuno Miranda, ressaltando que, embora o grupo seja de origem portuguesa, o app, que contou com a consultoria do chef Felipe Sobral, foi feito especificamente para o mercado consumidor brasileiro.
Embora direcionado prioritariamente a um público alvo composto por mulheres com idade entre 25 e 50 anos (maiores consumidores do azeite da empresa), o app tem funcionalidades que permitem o seu uso por diversos perfis de pessoas. “Nossas maiores consumidoras ainda são as mulheres, mas hoje em dia vemos a culinária se espraiando por toda a sociedade. Já é muito bem visto para um homem saber cozinhar, e por isso nos esforçamos para fazer um aplicativo que falasse a todos os tipos de público”, disse.
Além do aplicativo, desenvolvido em parceria com a NBS Comunicações e a desenvolvedora Blissapplications, a Andorinha tem também uma fanpage no Facebook criada no fim de 2011, e que já acumula mais de 100 mil fãs, que recebem dicas de culinária e receitas. Por enquanto, nenhuma outra ação de marketing em mídias móveis está planejada para o Brasil, segundo Miranda, para quem agora é necessário analisar o feedback das iniciativas para então traçar os rumos a serem seguidos.
“Queremos agregar a nossa marca a ferramentas que são úteis para o consumidor. O app faz com que a Andorinha seja vista como uma marca inovadora, que pensa em novas maneiras de satisfazer o consumidor. Nosso beneficio vem por tabela, pois ao deixar nossos usuários satisfeitos, melhoramos nosso posicionamento de mercado”, disse ele.