A Vivo firmou parceria com o ChefsClub, um clube de descontos em restaurantes, com o objetivo de fidelizar seus assinantes pós-pagos. Em caráter de teste, a operadora enviou para 500 clientes do Vivo Valoriza, seu programa de relacionamento, o cartão do ChefsClub, com prazo de validade de um ano. Com ele, os assinantes da Vivo têm descontos de 30% a 50% em mais de 350 restaurantes de oitos cidades e regiões do Brasil (Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Niterói, Baixada Fluminense, Macaé e Balneário Camboriú). Terminado o prazo de um ano, os assinantes da Vivo terão a opção de renovar a assinatura do cartão ChefsClub com 40% de desconto. O preço cheio da mensalidade hoje é R$ 8,25.
Análise
Ações de retenção de assinantes de alto valor são de suma importância em um mercado com alto índice de churn como o de telefonia celular no Brasil, dividido entre quatro operadoras com mais ou menos o mesmo share. A Vivo tem diversas outras ações do gênero, como a oferta de descontos em cinemas como o Estação Vivo Gávea, no Rio de Janeiro. Há estudos que demonstram ser muito mais barato reter um cliente do que conquistar um novo em telefonia celular.