A Twilio segue com apetite para fusões e aquisições, inclusive no Brasil. Em conversa recente com Mobile Time, Lauren Nemeth, CRO da empresas, afirmou que “não é segredo para ninguém que a Twilio tem o maior balanço financeiro entre as plataformas de comunicação (CpaaS)” e possui “muito dinheiro para gastar”.
“É totalmente justo dizer que M&A é algo que a Twilio está olhando de forma bastante agressiva globalmente. E o Brasil é um dos nossos principais mercados”, disse a executiva.
Nemeth ainda não descarta um novo investimento na Zenvia. A CRO confirmou que conversou com o CEO da parceira, Cassio Bobsin, um dia antes para falar sobre mudanças no mercado de CPaaS, como a Twilio pode promover o crescimento da Zenvia e como está o seu investimento.
“Honestamente, está tudo em discussão. No momento, estamos olhando maneiras de melhorar a nossa posição local. Somos uma plataforma de comunicação e temos um negócio em escala global. Mas, vamos ser honestos, há pontos que são bem específicos para o mercado brasileiro, onde desejamos fazer parcerias. E a Zenvia tem sido uma ótima parceira para nós localmente”, completou.
Vale lembrar que a Zenvia recebeu o investimento em seu IPO em julho de 2021. Na época, a Twilio concordou em adquirir 3,8 milhões de ações da companhia.
Tipos de M&A
Entre as empresas que estão olhando para investir, Nemeth afirmou que procuram por aquelas que tragam inovação (algo que chamou de ‘produtos específicos para M&A’). Também prioriza companhias com “produtos de conectividade”, uma vez que “é imperativo” para os seus clientes terem “acesso direto aos produtos das operadoras com alta qualidade e baixo custo”, algo que definiu como “poucas rotas com o menor atrito possível”.
“Hoje estamos em mais de 280 localidades no mundo. Portanto, nós precisamos ter certeza que estamos trabalhando com cada operadora, em um padrão regulatório perfeito em cada um desses mercados. Isso exige licenças e tratamento fiscal especial”, disse. “Em outras palavras, nós buscamos as aquisições que possam permitir à Twilio entrar muito mais rapidamente nesses mercados”.