O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que a ferramenta de assinatura digital dentro do Gov.br foi usada 70 milhões de vezes entre janeiro e agosto de 2024. De acordo com a pasta, o serviço digital do Gov.br (AndroidiOS) mais que dobrou (145%), se comparado com os 28,5 milhões de assinaturas digitais do mesmo período em 2023.

Além do cidadão comum, a assinatura digital é usada por gestores públicos em 69 sistemas de diferentes áreas administrativas governamentais. A ferramenta de assinatura digital é gratuita, mas o cidadão precisa que sua conta seja nível prata ou ouro.

A conta prata pode ser obtida com reconhecimento facial ao ser comparada com a foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou validação via um dos 14 bancos cadastrados no Gov.br. E a conta ouro o usuário precisa fazer reconhecimento facial comparado com a foto na Justiça Eleitoral, ler o QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou ter um certificado digital no padrão ICP-Brasil.

Atualmente, o MGI informou que o Gov.br tem ao todo 160 milhões de usuários que podem acessar 4,3 mil serviços digitais. Em junho deste ano, Rogério Mascarenhas secretário de governo digital da pasta, afirmou que 60% dos usuários da plataforma tinham contas prata ou ouro, o equivalente a 86 milhões de um total de 158 milhões.

Imagem principal: Arte de Nik Neves para Mobile Time