|Publicado originalmente no Teletime| Em ato da Anatel publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 6, a Brisanet recebeu autorização para uso secundário do espectro de 2,5 GHz em 119 municípios de quatro estados nordestinos: Pernambuco (49 cidades), Ceará (37), Rio Grande do Norte (22) e Paraíba (11).

A permissão foi dividida pela reguladora em três autorizações distintas, todas com validade até julho de 2029. Cada um deles traz características específicas de tamanho dos blocos e disposição na faixa de 2,5 GHz:

  • A primeira autorização, por exemplo, envolve uso de 15 MHz em 32 cidades, na frequência de 2.577,5 GHz;
  • A segunda autorização prevê blocos de 35 MHz em 44 cidades, localizados no 2.602,5 GHz;
  • Já a terceira autorização tem os maiores blocos: 50 MHz em 43 cidades, na frequência de 2.595 GHz.

A íntegra do ato da Anatel com a lista completa das cidades pode ser conferida aqui. Por se tratar do uso secundário e não exclusivo, a Brisanet deverá efetuar a coordenação com outras empresas que detenham a faixa de radiofrequências na mesma área.

Esta não é a primeira vez que a Brisanet recebe direito ao uso secundário do 2,5 GHz. De acordo com os sistemas da Anatel, a empresa tem licença do gênero na faixa em 433 municípios dos mesmos quatro estados do Nordeste: CE, PE, PB e RN. Em algumas das cidades, a liberação realizada nesta sexta representa capacidade adicional.