Meta começa a desenvolver novos recursos para a interoperabilidade de aplicativos de mensageria para pessoas que usam WhatsApp e Messenger na Europa. Por conta do Ato de Mercados Digitais (DMA, na sigla em inglês), a empresa deve permitir a opção de pessoas se conectarem com usuários de serviços de conversa de terceiros. A previsão da empresa é de que em 2025, seja incluída funcionalidade de criação de grupos e, em 2027, chamadas de voz/vídeo. A notícia foi divulgada no blog da empresa nesta sexta-feira, 6.

A empresa vem desenvolvendo detalhes técnicos há seis meses, ou seja, desde que o DMA entrou em vigor na União Europeia, e como construir uma solução que preserve privacidade e segurança dos usuários.

Meta desenvolve notificações e caixas de entrada

A empresa construiu novas notificações no WhatsApp e no Messenger para informar os usuários sobre os chats com terceiros – como a holding chama o recurso. Os usuários serão lembrados sempre que um novo app de mensagem estiver disponível.

O fluxo de ativação também deverá priorizar a simplicidade para que as pessoas aprendam sobre os chats de terceiros e como ativar o recurso. As opções incluem escolher de quais aplicativos de terceiros eles querem receber mensagens e como gostariam de gerenciar sua caixa de entrada.

A empresa pretende dar a opção tanto para as pessoas que prefiram separar os chats com terceiros separados de sua caixa de entrada, quanto aquelas que vão querer combinar todos os chats em uma única caixa de entrada. E será permitido que os usuários mudem de ideia e alterem essa configuração quando desejarem.

Meta também pretende apresentar recursos como reações, respostas diretas, indicadores de digitação e confirmações de leitura. E, em 2025 será lançada a opção de criar grupos e, dois anos depois, chamadas de voz e vídeo, como exige o DMA.