A partir desde mês de novembro até outubro de 2016, o tráfego de dados decorrente do acesso ao site móvel e ao aplicativo do Netshoes (Android, iOS) não será cobrado dos usuários. A novidade vale para as quatro grandes operadoras que atuam no País: Claro, Oi, Vivo e TIM. Trata-se de uma iniciativa de acesso patrocinado similar àquela do Bradesco, lançada um ano atrás. Ou seja, quem banca o acesso neste caso é a varejista.
A novidade está sendo comunicada através do site e do app do Netshoes, aproveitando a sua repaginação temática para a Black Friday. O usuário precisa ter um plano de dados e pelo menos R$ 0,01 de crédito, no caso de pré-pagos. As únicas páginas que não estão incluídas na campanha são aquelas de preenchimento do cadastro pessoal e de pagamento, por serem protegidas. Cabe ressaltar que se uma página for acessada através de um buscador ou de uma rede social também será descontado o tráfego: é preciso que o usuário insira o endereço completo em seu navegador no celular.
Análise
Há mais de um ano, desde que o case do Bradesco se tornou o público, estão em curso negociações entre empresas de m-commerce, bancos e operadoras móveis para o lançamento de iniciativas de tráfego patrocinado. A dificuldade de se padronizar um preço comum entre as quatro operadoras foi o maior obstáculo, segundo o relato de fontes a este noticiário meses atrás (veja matéria relacionada abaixo). Pelo visto, o Netshoes conseguiu superar essas barreiras e chegar a um bom termo com as teles. E o momento não poderia ser mais propício, às vésperas da Black Friday.
É provável que outros bancos e sites de e-commerce fechem acordos semelhantes nos próximos meses. A navegação gratuita no celular é compensada pela alta conversão nesse canal, assim como pela redução de custos com agências ou lojas físicas (no caso de bancos e varejistas com presença física). Por fim, em tempos de crise, a percepção de valor de tais iniciativas por parte dos consumidores é ainda maior, gerando um ganho para a imagem das marcas – pelo menos enquanto ainda for um diferencial de mercado.
O case do Bradesco levou o troféu do Grand Prix do Júri, além de ter se sagrado vencedor na categoria Mobile Marketing, tanto na escolha do júri quanto no voto popular no Prêmio Oi Tela Viva Móvel deste ano.